Quantos de nós não têm lá por casa “lixo electrónico” que foram guardando ao longo dos tempos? Motherboards, discos, caixas de computador, placas gráficas…enfim, um conjunto de peças que quase temos de pagar para que nos fiquem com elas. Recentemente, enquanto navegava pela Internet descobri um trabalho fantástico do pintor Joe Dragt.
Joe Dragt é um artista dedica à reciclagem de dispositivos electrónicos antigos e recentemente, quando a empresa onde trabalha estava prestes a enviar 30 computadores par ao lixo, o artista decidiu aproveitar as motherboards para fazer uma obras de arte.
“Seeing the stack of old computers, the idea just struck me…the motherboards can make for a really neat canvas. The complexity and patterns of all the circuits could make for stunning backgrounds. I asked if I could take one computer home for a trial run, and it just blossomed from there.”
Joe recicla a 100% os computadores antigos. Tira meticulosamente todos os parafusos e separa as peças em várias categorias (circuitos, metais, plásticos, etc) e aproveita todos os componentes que servem para fazer obras de arte.
Além da pintura, Joe costuma também baptizar as obras de arte com nomes bastante interessantes. Por exemplo, na imagem anterior podemos ver o Bluetooth (dente azul). Existe também o Memory, RAM, Twitter OD, entre outros que podem ser vistos e comprados aqui.
Aproveitando a ideia, se alguém quiser meter as mãos a obra e criar algo do tipo, talvez conseguíssemos aqui uma corrente de leitores que oferecessem as motherboards antigas que tivessem lá para casa. Depois poderíamos tentar vender essas teclas e oferecer o dinheiro a uma Instituição de caridade. Desta forma dávamos uma nova vida aos componentes velhos e ainda podíamos ajudar quem precisa. Fica a deixa!