Pplware

Miúdo de 11 anos criou…

o primeiro “trojan” para o iPhone. Foi identificado o primeiro “trojan” para o iPhone, de acordo com um site dedicado ao telemóvel da Apple. O autor do feito foi um miúdo de 11 anos.

A empresa de segurança F-Secure já confirmou que o “trojan”, que só funciona em iPhones desbloqueados, é real. O software malicioso consiste num ficheiro XML chamado “iPhone firmware 1.1.3 prep” ou “113 prep”, que finge ser uma preparação da actualização de firmware 1.1.3.

Quando instalado, o “trojan” é aparentemente inofensivo, pois a única coisa que faz é apresentar a palavra “shoes” no ecrã. No entanto, os problemas surgem quando é removido, pois apaga aplicações legítimas do iPhone.

Entretanto, o site onde o ficheiro malicioso estava alojado já foi desactivado, segundo o site responsável pela sua descoberta, o “ModMyiFone.com”.

«Esperemos que isto sirva como um aviso para os que abriram os seus iPhones utilizando uma falha de segurança do sistema e depois instalaram software não verificado sem pensarem duas vezes no que estavam a fazer», pode ler-se no blog da F-Secure.

«Desta vez foi um miúdo de 11 que brincava com ficheiros XML que criou o trojan. Da próxima vez pode ser alguém com mais conhecimentos e visando um alvo específico», avisa a empresa

Fonte: Cibéria

Exit mobile version