Pplware

MIT atacado por Anonymous em tributo a Aaron Swartz

Família e grupo Anonymous acusam a justiça e  o MIT de serem  responsáveis pelo suicídio de Aaron Swartz

No passado dia 13 de Janeiro (Domingo) demos a triste noticia do falecimento de Aaron Swartz. O suicídio, por enforcamento, terá ocorrido no seu próprio apartamento  em Nova Iorque. Por todo mundo são muitos os tributos e mensagens de condolências à família, que vão sendo publicadas nas redes sociais e em diversos sites.

De referir que a família de Aron atribuiu a culpa do suicídio ao Massachusetts Institute of Technology e nesse sentido o Presidente do MIT ja anunciou que irá ser realizada uma investigação interna com o objectivo de avaliar se há alguma relação entre a morte de Swartz e o MIT.

O grupo Anonymous, em tributo a Aaron Swartz, atacou o site do MIT e exigiu uma reformulação sobre as leis que regulam o crime informático.

Nascido em 1986, Swartz foi co-autor da primeira especificação do RSS quando tinha apenas 14 anos e foi co-fundador do site Reddit (site de notícias baseado na partilha social). Era um defensor da liberdade de expressão e circulação da informação na Internet e aguardava julgamento por ter sido acusado de ter roubado cerca de 5 milhões de documentos  de uma plataforma na Internet intitulada JSTOR e também de um arquivo científico do MIT.

Na mensagem deixada pelo grupo Anonymous, no site do MIT, pode ler-se que “Tendo sido o Governo ou não a contribuir para o suicídio de Swartz, a acusação que lhe foi feita foi uma “erro grotesco ” da justiça..Aaron faleceu a lutar pela liberdade de expressão e acesso à informação científica por parte de todos ”

Whether or not the government contributed to his suicide, the government’s prosecution of Swartz was a grotesque miscarriage of justice, a distorted and perverse shadow of the justice that Aaron died fighting for – freeing the publicly-funded scientific literature from a publishing system that makes it inaccessible to most of those who paid for it – enabling the collective betterment of the world through the facilitation of sharing – an ideal that we should all support,”.

A mensagem do grupo Anonymous  pode ser lida na sua totalidade no Patebin aqui.  De referir que a família de Aaron Swartz e o grupo Anonymous acusam a Justiça de ser “perversa”.

Exit mobile version