Nem em plena pandemia COVID-19 os piratas informáticos dão descansos às estruturas associadas à Saúde. De acordo com as informações, o Centro Nacional de Cibersegurança e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a analisar e a tratar da situação.
O ataque foi levado a cabo pelo grupo CyberTeam segundo revelações.
A tutela confirmou à agência Lusa que o Ministério da Saúde foi alvo de um ataque informático. Numa nota do Ministério da Saúde enviada à Lusa, é referido que…
A SPMS e as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança, encontram-se a analisar e a tratar da situação
Segundo o CM, ” o grupo de piratas informáticos CyberTeam publicou na rede social Twitter uma lista de nomes e passwords de funcionários do Ministério da Saúde, o que lançou investigação da Polícia Judiciária”.
O ficheiro foi partilhado no passado domingo nas redes sociais compilava e vários nomes de profissionais de saúde e códigos cifrados de passwords usadas pelos mesmos.
Ainda não há mais informações sobre este caso nem qualquer informação por parte da Polícia Judiciária.
De relembrar também que em abri foi detido um jovem de 19 anos, alegadamente membro do grupo CyberTeam,por ter acedido ilegalmente ao sistema informático da Altice, de uma associação de árbitros e dos serviços sociais da GNR.