Pplware

Mininova no radar da justiça holandesa

O The Pirate Bay foi a ignição para este combate sem precedentes à distribuição ilegal de material protegido por direitos de autor na internet. Agora a justiça holandesa ordena que Mininova retire do ar todos os conteúdos ilegais!


O combate à pirataria na Internet, promovido pelos estúdios de gravação e pelos estúdios cinematográficos, tem novo alvo. Depois do ataque a um dos maiores sites de torrents, o The Pirate Bay, arrastando o site para encerramento ou pelo menos obrigando o site a remover todo o conteúdo ilicito, é a vez do site holandês Mininova, estar debaixo do fogo. Este site também promove torrents para diversos tipos de conteúdo, sendo que uma parte considerável é de material protegido por direitos de autor.

Um tribunal holandês decidiu que o site Mininova tem apenas três meses para retirar do ar todo o conteúdo considerado ilegal. Este site é acusado de promover e violar conteúdos protegidos por direitos de autor e lucrar directamente com publicidade obtida a partir dessas atividades. Caso não seja acatada a ordem judicial o site será forçado a pagar pesadas multas que podem chegar aos 5 milhões de euros.

O fundador do Mininova, Erik Dubbelboer, disse estar desapontado com a decisão do tribunal e estava mesmo disposto a recorrer da decisão do tribunal de Utrech. A par disto o site está a considerar instalar filtros para promover um serviço dentro da legalidade.

É uma novela que se repete e com um fim anunciado, Seguramente que outros virão a ser também eles alvos da justiça nesta imparável cruzada contra a pirataria na Internet. Quem será a seguir?

Artigos relacionados:

Exit mobile version