A Microsoft já disponibilizou a novíssima versão do Windows Phone 7, com o nome de código “Mango” já estava disponível para os programadores deste sistema há algum tempo mas chegou agora a altura de todos os possuidores destes dispositivos actualizarem os mesmos para a versão 7.5 e experimentar as mais de 500 funcionalidades que a Microsoft afirma estarem disponíveis nesta actualização.
Muitas das funcionalidades já eram esperadas há muito tempo, funcionalidades que já estavam disponíveisnoutras plataformas do mercado e que faziam com que muitos utilizadores não adoptassem o sistema da Microsoft.
De todas as novidades apresentadas, vamos falar aqui de algumas que considero como os pontos fortes desta versão.
Hardware
Ao nível de hardware existem algumas alterações, como por exemplo a câmara frontal nos dispositivos, novos sensores e novas versões mais actualizadas dos processadores suportados.
Os processadores “dual-core” ainda não são suportados nesta versão e teremos que esperar pelas versões “Tango”, “Apollo” para vermos os primeiros dispositivos Windows Phone 7 com processadores dual core.
Esta questão acaba por ser colocada para segundo plano, pois qualquer utilizador do sistema da Microsoft sabe que devido a estas restrições impostas o sistema acaba por ser bem mais fluido e rápido que sistemas com processadores dual core.
Integração com redes sociais
Este é um dos pontos onde se vê maior evolução nesta versão, na primeira entrega do SO já era bem visível a integração com o sistema “Live” o que permitia aos utilizadores terem muitos dos seus dados online. Nesta versão por outro lado a integração atinge níveis impressionantes onde é possível por exemplo na mesma lista de contactos termos acesso a todos os nossos contactos telefónicos, Facebook, Live, Twitter e LinkedIn.
Mais ainda, no “People HUB” temos acesso a todos as novidades de todas estas redes e podemos também publicar rapidamente informações em todas as redes simultaneamente.
É impressionante o facto desta integração enraizada em todo o sistema permitir, em qualquer ponto do sistema, publicar uma imagem ou uma mensagem para as redes sociais de uma forma muito rápida e eficaz.
E-mail e messaging
A meu ver esta era um dos pontos mais fracos do sistema, mas com esta actualização a Microsoft conseguiu sem duvida torná-lo num dos pontos fortes.
O facto de permitir ter todas as nossas contas de email agrupadas numa única, agrupar os emails como um diálogo e a comunicação com os nossos contactos por Messenger ou por Facebook messaging, são funcionalidades que demonstram o grande investimento nesta área.
Por exemplo, caso a ligação à internet já não esteja disponível o sistema consegue continuar a conversa com um contacto via SMS de uma forma praticamente imperceptível para o utilizador ou o facto de este ser um dos únicos sistemas que conheço que nos permite efectuar uma pesquiza em todas as nossas contas de email de uma forma integrada.
Multitarefa
Uma das grandes funcionalidades aguardadas, agora basta pressionar e aguardar uns momentos no botão de “Back” para que o sistema apresente uma lista com uma imagem das aplicações abertas e basta seleccionar rapidamente a aplicação pretendida e o sistema retoma o estado onde tínhamos deixado.
É um processo muito rápido e que nos permite alterar entre aplicações muito rapidamente, existem também novos conceitos de processos que as aplicações podem executar em “backgroud” para por exemplo receberem notícias e alertas.
Bing
É uma das áreas que embora não seja muito noticiada, para mim existem novas funcionalidades fantásticas. Para além de efectuar o óbvio, pesquisar na internet adiciona também aos resultados aplicações disponíveis no marketplace caso sejam relevantes para os resultados e rapidamente podemos seleccionar e descarregar a aplicação.
Existe agora também a opção “scout” que nos indica o que existe de maior interesse na nossa área, seja na área de restauração, compras, marcos históricos. É muito útil caso estejamos por exemplo de viagem, se bem que peca como já é habito no nosso país por falta de conteudos.
A área de ”music” em que escuta a música ambiente e caso a encontre redirecciona-nos automaticamente para o “zune” com a música/artista em questão.
A área “Vision”, aqui a Microsoft a meu ver brilha por completo, utilizando um feed directo da câmara do sistema e utilizando um conceito de realidade aumentada não só detecta códigos de barras, QRCodes como também consegue detectar texto e traduzir automaticamente para um leque muito vasto de línguas e apresenta o resultado sobre a imagem original, absolutamente fantástico.
Estes são apenas alguns dos pontos das novidades encontradas nesta nova versão dos sistema operativo móvel da empresa de Redmond, o que coloca o mesmo num patamar à muito esperado para conseguir competir com a feroz concorrência por parte do Android e iOS.
Finalmente basta dizer que o sistema é disponibilizado para todos os dispositivos já no mercado e através do Zune podemos fazer a actualização para a versão 7.5 do Windows Phone.
A distribuição da actualização é progressiva, por isso se ainda não receberam uma notificação no dispositivo aguardem alguns dias que eventualmente seram notificados da existência desta nova versão.