A conferência BUILD da Microsoft tem-se revelado uma fonte de novidades interminável. Até agora têm sido todas focadas nos dispositivos móveis e nos desktops, mas uma das apresentações revelou algo que se pode considerar não ser uma surpresa, mas que ninguém esperava para já.
Segundo a apresentação de Steve Teixeira a Microsoft está também a preparar para trazer o Windows para os automóveis, e tem já protótipos em testes reais.
Esta chegada da Microsoft a este terreno vem preparar a concorrência ao CarPlay que a Apple apresentou recentemente. A somar a estes dois espera-se para muito breve a resposta da Google com o Android para carros.
A presença da Microsoft no mundo automóvel não é recente, com versões especiais do Windows onde os fabricantes desenharam as suas interfaces. Marcas como Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat usam estes sistemas já há alguns anos.
A diferença que agora surge é a utilização da interface Metro e a ligação dos dispositivos móveis com Windows Phone aos automóveis, da mesma forma que as restantes soluções estão a apresentar.
No protótipo apresentado é usada a ligação Mirrorlink, que já alguns fabricantes de smartphones como a Sony e a Nokia estão a usar, e que se espera que venha a ser massificada num futuro próximo.
Na apresentação que Steve Teixeira fez foi, e da qual podem ver a parte referente à interacção com os sistemas automóveis abaixo, foi apresentado um detalhe o protótipo que a Microsoft está a desenvolver.
O vídeo completo da apresentação pode ser visto aqui.
Para a interacção esperada entre o telefone e os sistemas dos veículos, a Microsoft quer criar um ecossistema igual aos dos sistemas Windows e integrado de forma completa, com loja de aplicações e outros recursos.
A demonstração apresentada revelou que estes sistemas estão próximos de serem lançados e que estão em testes reais há já algum tempo.
Eis as imagens do que será o sistema de integração do Windows com os carros. As parecenças com outros sistemas são óbvias, mas pouco existe a inventar nestas novas interfaces. A verdade é que a interface metro está lá e é a marca da Microsoft.
A batalha dos sistemas está a transferir-se dos meio tradicionais para novos territórios, onde ainda existe muita incerteza, não apenas dos fabricantes mas também dos próprios consumidores.
A presença da Microsoft neste terreno e com um sistema já tão desenvolvido mostra que não tem andado tão arredada da realidade como se poderia pressupor e que terá uma palavra a dizer!