Pplware

Cabeça do criador do Conficker vale 250 mil dólares

Por Thiago Augusto para o Pplware A Microsoft vai pagar 250 mil dólares para quem der pistas sobre o paradeiro do criador do vírus Conficker ou Downadup. “Esperamos que estes esforços ajudem a controlar a ameaça do Conficker” afirmou o responsável pela segurança da Microsoft, George Stathakopoulos.

A recompensa faz parte de um projecto da empresa chamado Anti-virus Reward Program, que existe desde 2003 e estava inactivo. Desde esse ano, a Microsoft já fez varias ofertas desse tipo. Até agora o pagamento só foi feito uma vez. Os vencedores desta recompensa foram os colegas do alemão Sven Jaschan, que foi condenado por ter criado o verme “Sasser”.

Agora a Microsoft quer identificar o pai do Conficker, já falado aqui no Pplware, que a Microsoft sugeriu a formatação do sistema.

Estima-se que este vírus tenha infectado mais de 10 milhões de computadores em todo o mundo. Houve boatos também que foi a própria Microsoft (os algum colaborador de Gates) que tenha criado a praga, para neutralizar sistemas Windows que correm em modo “pirata”. Boato veemente desmentido. Outro rumor dava conta que até a marinha francesa esteja com o seu parque totalmente infectado!!!

O Conficker (Downadup) invade computadores e cria redes zumbis, que podem ser controlados remotamente pelos criminosos. A correção está disponível no boletim MS08-067.

Com isso tudo, a praga tirou o sono aos responsáveis da segurança Microsoft. Formaram uma equipa de peso para blindar o seu sistema. A equipa conta com: ICANN, NeuStar, VeriSign, CNNIC, Afilias, Public Internet Registry, Global Domains International Inc., M1D Global, AOL, Symantec, F-Secure, ISC, pesquisadores da Georgia Tech, a Shadowserver Foundation, Arbor Networks e Support Intelligence.

Segundo Greg Rattray, do ICANN, “a melhor maneira de deter botnets como o Conficker/Downadup é com o trabalho conjunto das comunidades de segurança e DNS”.

Augém quer ganhar a recompensa?

Fonte: Microsoft Technet

Exit mobile version