Pplware

Microsoft Lisbon Experience: Relato e Visita Guiada

A Microsoft Portugal inaugurou ontem as suas novas instalações no Parque das Nações. A cerimónia, presidida pelo Presidente da República, foi acompanhada pelo PPLWARE.

Leia aqui acerca dos assuntos abordados e acompanhe-nos na visita guiada pelas novas instalações que promovem a “portugalidade”.

 

Depois de chegar às novas instalações da Microsoft Portugal, eu e o Francisco Franco, não pudemos deixar de reparar na “pompa e circunstância” do aparato do evento. Pode-se dizer que o público presente se dividia em dois mundos: os engravatados e os casuais, notando-se perfeitamente a distinção entre a imprensa e o resto.

Finalmente chega o Sr. Presidente da República, rodeado do seu séquito de carros e seguranças, com a Primeira Dama. Foi difícil tirar uma fotografia àquela entrada… felizmente valeu-me a altura do Francisco Franco e o seu Galaxy Note. É Claudia Goya, Directora da Microsoft Portugal, que recebe o Presidente da República à entrada das novas instalações.

Claudia Goya, Directora-Geral da Microsoft Portugal, recebe o Presidente da República à entrada.

Depois das habituais palavras de cortesia, toda a imprensa é encaminhada para uma das entradas do Auditório, onde o PR e outros intervenientes discursariam. Sentámo-nos praticamente na fila de trás, imediatamente à frente da fila dos cameramen, todas as televisões nacionais, jornalistas de rádio, enfim, de tudo um pouco.

A Directora-Geral abre a cerimónia de inauguração agradecendo a presença do PR, da Primeira Dama, do Embaixador dos Estados Unidos, dos Reitores da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, do Secretário de Estado da Inovação e Empreendedorismo, entre outros.

É reproduzida uma mensagem de vídeo de Steve Ballmer, CEO da Microsoft:

A nossa empresa está fortemente comprometida em fazer tudo o que for possível para promover o crescimento económico e, mesmo durante os desafios económicos da actualidade, vemos um potencial extraordinário em Portugal. Mas para clarificar, a Microsoft não acordou apenas agora para este problema, temo-nos comprometido fortemente com o sucesso económico em Portugal desde a abertura da subsidiária, aqui, há 20 anos atrás.

 

Desde essa altura, crescemos para milhares de colaboradores e vendedores, temos também perto de 4.000 parceiros empresariais que trabalham com 35.000 profissionais de tecnologia que usam soluções Microsoft. E, por cada 1€ de receitas da Microsoft, os nossos parceiros portugueses geram quase 11€.

Depois da mensagem de abertura de Steve Ballmer, Claudia Goya retomou a apresentação geral dos resultados da empresa. A ajuda na obtenção de fundos europeus para as PME, com o programa “Mais” e o apoio às startups com o fornecimento gratuito de software Microsoft com o programa “Bizspark”, são exemplos do investimento da empresa nos seus parceiros empresariais, atingindo cerca de 100.000 developers.

Já na comunidade educativa, a empresa investe na formação aos professores, por exemplo em áreas de liderança e gestão, no caso dos directores das escolas, e também nos alunos, atingindo um universo de 70.000 professores e 1,1 milhões de alunos.

O novo conceito de espaço de trabalho

Segundo Claudia Goya, o Microsoft Lisbon Experience tem como objectivo apresentar um novo conceito de trabalho, em que a flexibilidade e colaboração geram produtividade e claro, motivação, tudo isto, usando a tecnologia como alavanca.

O espaço está aberto à Comunidade, tanto para formação como experimentação da tecnologia, pretendendo ser também uma montra internacional das PME portuguesas.

Relativamente à construção do edifício, houve uma clara preocupação com a “portugalidade”, investindo em materiais como a cortiça (para o chão), o burel (para as paredes) e os vidros da Marinha Grande. O design é totalmente português.

A investigação e desenvolvimento

Marcos Santos, Gestor do Office em Portugal, apresenta de seguida alguns trabalhos levados a cabo pelo MLDC, o Microsoft Language Development Center, o primeiro centro de investigação europeu na área da língua natural e interação homem-máquina, e outras universidades.

Um dos “produtos” é o ChronoZoom, uma espécie de explorador de conhecimento que é controlado por gestos processados pelo Microsoft Kinect.

Outra aplicação é o Panorama, um visualizador de fotografias panorama, em que o utilizador faz zoom in e zoom out inclinando-se para trás e para a frente e se desloca na fotografia com os braços.

Foi mostrado um protótipo de uma aplicação de agenda pessoal controlada totalmente pela voz, desenvolvida em colaboração com a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Um voluntário sobe ao palco e controla a aplicação com a voz proferindo algo como “Quero ler os meus e-mails por favor”, “Lê para mim”, ou “Não ouças mais”, para colocar a aplicação em mute. Estão também em colaboração com a Associação Salvador, sendo a aplicação destas tecnologias bastante útil a cidadãos portadores de deficiência física.

O discurso do Presidente da República

De seguida, o PR teve a palavra, destacando o impacto da tecnologia no dia-a-dia e o importante papel que a Microsoft desempenha na economia portuguesa, nomeadamente na modernização do tecido empresarial. Destacou também a aproximação às escolas, a disponibilização de ferramentas de ensino e estímulo às actividades de I&D.

Em tempos como os actuais, o PR destaca ainda o programa “Elevar Portugal” que, em parceria com instituições e associações empresariais, promove a qualificação para o emprego, produtividade e competitividade, visando o combate ao desemprego. O combate à exclusão social foi também referido pelo PR, nomeadamente o investimento da empresa na formação de jovens e professores nas TI.

Saluta ainda o trabalho desenvolvido pela subsidiária portuguesa, que culminou nas diversas distinções como melhor empresa para trabalhar em Portugal, assim como melhor subsidiária dentro de todas as subsidiárias da empresa.

Por fim, realça a preocupação em promover a “portugalidade” na utilização de materiais protugueses e design português.

Aqui fica um pequeno excerto do discurso do PR fornecido pela SIC Notícias:

Visita guiada pelo espaço

Depois de finalizada a cerimónia, fomos encaminhamos pela confusão numa visita guiada pelo espaço, sempre seguindo o séquito do PR.

Passámos primeiro pelo espaço de trabalho dos colaboradores da Microsoft que, segundo a RP da Microsoft, Patrícia Fernandes, estavam de facto a trabalhar (ou tentavam).

Os tais materiais e o design dos sofás saltava à vista… e também o conforto. São de esponja, mas não parece.

De facto, estes sofás, típicos de um espaço chill-out, estão mesmo ao pé das secretárias de trabalho dos colaboradores… tentador, não?

Passámos por uma zona onde saltava à vista o enorme conjunto de cacifos pessoais cor-de-rosa. Pelo que pude apurar, os homem aprovam.

Mais sofás, ou direi melhor, camas?

De seguida, entrámos numa zona mais dedicada a salas de reuniões ou gabinetes pessoais, não percebi bem. Pareciam todos demasiado confortáveis, porque será?

Chão de cortiça e paredes de bruel, lindíssimos.

Seguimos para uma zona mais tecnológica, em que o PR foi confrontado com as dezenas de gadgets à disposição para testar.

Tablets com Windows 8? Temos já de pedir uns para analisar aqui no PPLWARE.

Marcos Santos apresenta ao PR o Lync, uma ferramenta que permite video-conferência com dezenas de participantes em simultâneo.

Esta é uma sala de conferências típica.

E, para terminar, como qualquer canal de televisão que se preze, nada como fazer perguntas ao PR acerca de assuntos que nada têm a ver com o objectivo deste evento. Se esteve atento aos telejornais de ontem, sabe do que falo (reformas e Maternidade Alfredo da Costa).

E assim termina a nossa manhã de inauguração.

Não se esqueça, para a semana que vem, a Microsoft Portugal terá as suas portas abertas para os interessados em tecnologia, com o seu Microsoft Innovation Week, mediante inscrição. Veja aqui.

E o leitor, o que acha deste novo investimento da gigante de Redmond? Considera-o importante para o desenvolvimento do nosso país?

E as condições de trabalho, considera-as importante na produtividade do trabalhador?

Obrigada ao Francisco Franco e ao seu Samsung Galaxy Note pelas fotografias e vídeos.


Facebook Pplware: Todas as fotos do evento
Microsoft: Mais fotos do evento

Exit mobile version