Existe um velho adágio popular que se aplica muito bem a este cenário actual da Microsoft no mundo dos smartphones: quem não tem cão, caça com gato.
Na verdade a velha raposa de Redmond safa-se bem pelas entrelinhas dos sistemas operativos para os principais liders do mercado mobile, prova disso são as poderosas ferramentas que a Microsoft tem desenvolvido para se manter na retina dos utilizadores destas plataformas, principalmente nos utilizadores do iOS.
Como é claro e assumido, a plataforma gaming está a ser novamente moldada e desta vez até a Apple está a dar cartas, vemos por exemplo a App Store com uma colecção de jogos fabulosa, onde aproveitou e desafiou as principais produtoras para desenvolverem grandes títulos para os iDevides da Apple… e tem sido sucesso em cima de sucesso!
Como poderá a Microsoft combater agora mais uma frente de batalha onde ainda se mantém com algum fôlego? É simples, basta levar a sua estrutura Xbox Live Games para iPhone e Android.
Embora seja um duro golpe para o Windows Phone 7, a Microsoft poderá em breve desenvolver aplicações que permitam aos utilizadores do iOS e Android usufruir dos populares jogos Xbox Live, aliás, este cenário foi já confirmado por um developer familiarizado com os planos da Microsoft.
“Xbox is a client of ours. There’s no way they’ll be ignoring those other mobile platforms,”
As pistas foram deixadas pela primeira vez no próprio site da Microsoft num anúncio de emprego que pretendia recrutar programadores com experiência em iOS e Android. Claro que isto só por si não diz muito, no entanto a Microsoft lançou uma nova aplicação Xbox LIVE para iOS, no mês passado, juntamente com o lançamento da aplicação Companion Xbox para Windows Phone. A aplicativo para iOS não deixa efectivamente o utilizador jogar qualquer jogo no iPhone ou iPad, apenas permite trocar mensagens com outros utilizadores Live, alterar o avatar… e pouco mais. Foi um pequeno assédio, mas um passo importante na auscultação da opinião dos utilizadores do iOS. [via]
Este cenário é complicado para a Microsoft, tendo em conta que o Xbox Live é a “pérola” do Windows Phone 7 e é nas palavras da própria Microsoft um sistema exclusivo do seu sistema operativo mobile. Caso venha a contornar esta verdade, poderá estar a entregar o seu poderoso mercado de jogos aos seus rivais, mas também caso não o faça, as plataformas concorrentes irão afastar os utilizadores desses sistemas operativos dos caminhos da Microsoft. É um caso a seguir com atenção.