Pplware

Microsoft lança fundação Open Source

A Microsoft numa decisão para muitos inesperada, criou ontem uma fundação de Software Livre sem fins lucrativos. A fundação designada CodePlex Foundation, tem como missão dar apoio a projectos de software livre, alguns dos quais resultantes de vários sites de incubação de projectos open source, entre os quais o CodePlex.com, também criado pela empresa de Redmond.

Esta iniciativa pretende também aproximar empresas e projectos de software livre.

A fundação que conta inicialmente com fundos originários da Microsoft, foi anunciada pela voz de Sam Ramji, a face mais moderada da Microsoft e defensora do software livre, que além de ir presidir a fundação, anunciou no mesmo dia que irá abandonar a empresa no dia 25 deste mês.

No comité de directores da fundação irá constar Miguel de Icaza, um dos fundadores do projecto GNOME, que está actualmente ligado à Novell onde coordena o desenvolvimento do Mono e Moonlight, que são respectivamente a implementação open source e multi plataforma do .NET Framework e do Silverlight.

Nada de novo e inesperado na participação de Icaza, aliás o polémico acordo de interoperabilidade entre a Microsoft e a Novell, segundo parece permitiu estabelecer boas relações entre as duas empresas. A Microsoft deixa no site da fundação uma explicação e a principal razão de criar uma fundação.

“A fundação tem como propósito resolver desafios similares (aos de sites como CodePlex.com), tendo como objectivo derradeiro trazer o software livre e programadores de software comercial juntos num lugar onde possam colaborar. Esta fundação é independente do site Codeplex.com que tem como objectivo hospedar projectos open source, mas está essencialmente a tentar suportar a mesma missão. A fundação está apenas a tentar resolver outros desafios que o site Codeplex.com não está concebido para resolver.”

Ou seja a fundação recentemente criada está a tentar resolver o problema do Codeplex que sempre foi segundo vários artigos de análise a falta de adesão e relevância. Muitos bloggers questionam qual o interesse da Microsoft em criar uma fundação de software livre, quando existem outras fundações que têm conseguido interoperabilidade entre a comunidade de software livre e empresas. Alguns desses casos de sucesso, são por exemplo a Apache e a Eclipse Software Foundations.

Continuo a constatar a necessidade da empresa de Redmond de tentar sempre reinventar por ela própria várias vezes sem conta a roda. Aliás o próprio Codeplex.com é um site que no seu contexto actual se encontra “esvaziado de motivo de existência” quando existe uma enorme incubadora de projectos open source como o site SourceForge (que por sinal funciona muito bem), além de outros sites de menor dimensão como o BerliOS ou Freshmeat. Não faria sentido a Microsoft se ter associado a uma das incubadoras de projectos de software livre existentes?

Também parece-me um reflexo de uma empresa com dupla personalidade, que por um lado cria dúvida e incerteza sobre o software livre com insinuações de violação de patentes e por outro tenta com passos tímidos, contribuir para projectos open source de grande relevo como o Apache, Eclipse ou PHP.

Parece-me que, se esta fundação foi criada com a melhor das intenções, enquanto a Microsoft não for transparente em todo o processo de patentes em relação ao Linux continuará a enfrentar retaliações devido ao ressentimento de alguns membros da comunidade de software livre. E como tal a continuação de uma atitude mais agressiva de uma facção da empresa só irá prejudicar este esforço. Tirania

Exit mobile version