…porque querem acabar com os PC’s com Windows e Android
Os equipamentos com mais do que um sistema operativo parecem ser o novo hype no segmento dos dispositivos móveis. Esta é uma estratégia que tem agradado tanto à Microsoft como a Google, mas ambas as empresas discordam que se continua a avançar com esta ideia para o segmento dos PC’s.
De acordo com o The Wall Street Journal, a Microsoft e a Google estão a unir esforços para que a ASUS deixe cair por terra o seu novo notebook híbrido, o Transformer Book Duet TD300, que virá com Windows e Android.
Tanto a Microsoft como a Google são claras relativamente à disponibilização de computadores com os sistemas operativos Windows e Android: Por um lado a Google quer que as máquinas tenham “apenas Android”, enquanto a Microsoft apenas autoriza a instalação do Windows desde que não haja mais nenhum sistema operativo instalado.
Tal posição tem como principal objectivo pressionar a ASUS para que não avance com o seu novo modelo de notebook híbrido, o Transformer Book Duet TD300, que foi apresentado na CES 2014, em Janeiro, e que a ASUS tenciona que tenha o Windows e Android.
O Transformer Book Duet TD300 é um equipamento que tem um Processador i3 ou i7, de acordo com a escolha do utilizador, tem 4GB de RAM, um ecrã de 13,3” e estará disponível com discos SSD de 64GB ou 128GB. Este equipamento pode funcionar como notebook ou tablet.
Os rumores relativamente a este assunto indicam que dentro da própria ASUS já circulou um documento que confirma o cancelamento do Transformer Book Duet devido as posições da Google e da Microsoft. Esta informação ainda não foi confirmada publicamente pela ASUS.
De referir também que a ASUS já tem no mercado os modelos Transformer AiO P1801 e P1802, que têm dual-boot com Windows e Android. Caso seja verdade o que dizem os rumores, estes equipamentos também devem ser descontinuados.
Num período em que segmento dos Desktops está em queda, os parceiros mais próximos da Microsoft estão também numa fase de encontrar alternativas.
A Intel e a AMD têm vindo a fazer um “forcing” para que os sistemas, em concreto os Dektops, passem a ter suporte Dual Boot para Windows e Android. Por um lado, a AMD e a parceria com a BlueStacks (empresa que possui um solução que permite correr aplicações Android em ambiente Windows)… por outro a Intel que pretende implementar a sua própria solução “Dual OS”, que permitirá a troca de SO com o simples “pressionar de um botão”.
Concordam com a posição da Google e Microsoft?