A medida está em vigor desde a passada sexta-feira e abrange todos os clientes que estejam a usar o Windows Messenger 2009. A razão procura travar a disseminação de um worm que está a ser propagado através desta versão do cliente de messenger da Microsoft.
Foi desta forma que a Microsoft procurou proteger os muitos utilizadores da sua rede de comunicações. O worm propaga-se através da partilha de um link entre utilizadores e basta que um utilizador clique nele para ficar infectado.
Esta forma de propagação é muito comum entre este tipo de worms e usam o envio de links para que novos computadores e utilizadores fiquem infectados. Ao aceder a esses links é iniciado o processo de infecção sem que o utilizador se aperceba.
Caso o vosso messenger apresente a mensagem de que existem problemas na ligação aos servidores da Microsoft então foram abrangidos pela medida de segurança. Para os utilizadores normais a única diferença que vão notar é que os links vão deixar de estar disponíveis para acesso, passando a ser mostrados apenas como texto.
A mensagem não indica claramente qual a razão dessas limitações e ainda menos quais as limitações impostas, mas ao ser usado o cliente de IM as falhas vão ser notadas.
Esta limitação está aplicada apenas de forma temporária e a Microsoft está a trabalhar numa solução para este problema. Os utilizadores de versões mais recentes não têm esta limitação aplicada e podem receber links que são clicáveis.
Se não sabem se a vossa versão está afectada podem sempre procurar pela mensagem a indicar problemas de ligação aos servidores ou verificar qual a sua versão através do menu Ajuda -> Acerca do Messenger. Se a versão indicada for a 9 então estão limitados no envio de links.
Apesar desta limitação imposta, os utilizadores podem continuar a partilhar links, mas agora é necessário copiá-los do Messenger e colá-los no browser para que lhe possam aceder.
Esta é uma excelente altura para que procedam à actualização do vosso messenger para a mais recente versão. O Windows Live Messenger 2011 está disponível para todos os utilizadores que o pretendam usar. Basta descarregá-lo e instalar.
Ponderem esta actualização para que fiquem um pouco mais seguros. Nunca é demais alertar que não devem clicar em links estranhos que vos sejam enviados por amigos ou pessoas com quem habitualmente falam.
Artigos relacionados: