Pplware

Microsoft deixa cair a nomenclatura Metro dos seus produtos

Nos últimos 18 meses, o mundo viu surgir um buzz de um novo estilo que marcava um ponto de viragem da Microsoft para uma linha de novos interfaces, esse estilo intitulava-se Metro. Inicialmente este Metro Style foi usado para mostrar o interface diferenciador, compacto e organizado do Windows Phone, mais tarde foi transportado para a Xbox, Windows 8 e chegou mesmo aos produtos de linha produtiva como o Microsoft Office, em documentos usados por executivos da empresa.

Agora a Microsoft está a ser “obrigada” a abandonar esta nomenclatura que o mercado enraizou como o grande ponto de viragem na sua estratégia de mercado para os novos produtos.

Este artigo está inserido no passatempo Pplware 20k (ver aqui). Não se esqueça de comentar o assunto do artigo e também de responder à questão colocada no final (pode ser no mesmo comentário) – são dois requisitos fundamentais para quem se pretende habilitar a um Mikrotik RouterBoard RB2011L-IN  

O site The Verge inicialmente deu a conhecer que poderia ser um plano da Microsoft deixar cair o nome Metro após negociações com um parceiro europeu, na passada quinta feira. Outros sites deixaram no ar que esse parceiro europeu é a empresa Metro AG, uma empresa de distribuição alemã que estará preocupada com a utilização da sua marca pela Microsoft.

Mark Martin, o porta-voz da Microsoft, confirmou que a Microsoft não iria mais usar esse nome. Ele declinou comentar qualquer discussão em torno do caso, no entanto foi adiantando que o nome Metro apenas seria para ser usado temporariamente.

“Nós usamos Metro style como nome de código durante o ciclo de desenvolvimento do produto, como o fazemos em várias linhas dos nossos produtos,” disse em declarações. “Assim que chegamos perto do lançamento e passamos da transição de fabrico para o consumo, usamos os nossos nomes comerciais”

A Microsoft deu poucas indicações ou pistas sobre este nome de código, este seria mais um nome final do que um nome de código.

Claro que nesta altura é simples despachar o verdadeiro significado e até o nome da interface. O tema está lá, o nome é algo que se pode mudar, no entanto não podemos esquecer o imenso trabalho feito pela Microsoft para incutir nas pessoas o nome Metro, o grande trabalho de marketing para a palavra Metro reflectir e traduzir a interface que todos conhecemos.

Na keynote da Consumer Electronics Show, apresentada por Steve Ballmer em Janeiro deste ano, a palavra Metro foi citada 27 vezes “You saw Metro in the phone, you saw Metro in Windows, you saw Metro in Xbox. It’s everywhere: tablets, PCs, phones, TV and Xbox.”.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft altera o nome do estilo que o Metro representa. Inicialmente os designers apresentaram um nome de Airport (Aeroporto), para este estilo, devido às formas e cores inspiradas nos sinais de transito europeus. Esse nome foi deixado para trás pois poderia chocar com a marca do dispositivos da Apple os AirPort, segundo Bill Flora numa entrevista sobre Windows Phone.

Assim sendo e mais uma vez o estilo está sem nome, qual será o nome que poderá ter a interface da Microsoft?

 

Pergunta do passatempo:
  • O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporte Gigabit?
Exit mobile version