Pplware

Microsoft partilha o código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 no GitHub

Em 2014, o código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 foi passado ao Museu da História dos Computadores (Computer History Museum), que fica em Mountain View, na Califórnia.

Apesar de já estar disponível para observação do público, era proibido o uso em projetos ou distribuição na Web. Agora, a Microsoft  passou o código fonte destes sistemas operativos para o Github, sob a licença MIT, de modo que toda a gente possa ver.


O Github é uma das plataformas mais famosas entre programadores. Tem como base o sistema Git, criado pelo inventor do Kernel Linux, Linus Torvalds, e permite a colaboração entre programadores e gestão de versões de código fonte em projetos de software.

Recentemente a Microsoft passou a disponibilizar o código fonte dos sistemas operativos MS-DOS 1.25 e MS-DOS 2.0, escrito em 1983, no Github.

Sem dúvida, as linhas de código que agora podemos ver no Github, são a base de uma das peças de software mais importantes na história dos computadores.

Uma pequeníssima história do MS-DOS…

Em 1981, a Microsoft comprou o QDOS à Seatle Computer Products. Posteriormente, mudou-lhe o nome para MS-DOS 1.0 e a IBM começou a utilizá-lo nos seus novos computadores pessoais.

Com muita persistência, o co-fundador da Microsoft Bill Gates, conseguiu manter a licença do MS-DOS, que se tornou num dos fatores mais importantes na transformação da empresa numa gigante de comercialização de software.

O sucesso do MS-DOS e a crescente popularidade do computador pessoal durante os anos 80, garantiram o crescimento e enriquecimento da empresa de Bill Gates. Mais tarde, a Microsoft começou a apresentar a sua própria Interface gráfica de utilizador com o MS-Windows.

Microsoft: MS-DOS sob a MIT license…

A licença MIT permite copiar, modificar e distribuir código fonte. Foi sob esta licença que a Microsoft colocou o código no Github, de forma a que todos os programadores tenham acesso e possam sentir aquela nostalgia especial dos anos 80 da informática.

Mas a Microsoft não irá aceitar pull requests e está a tratar o código como uma cópia estática. Para além disso, a gigante de software partilhou alguns factos interessantes acerca do código que disponibilizou.

Para ir até ao repositório onde se encontra o código fonte clique aqui. Se é um apaixonado por tecnologia esperamos que base bons momentos a explorar o código de uma família de sistemas operativos que foi o combustível na explosão tecnológica que mudou as nossas vidas.

Exit mobile version