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Microsoft celebra acordo estratégico com Baidu

A Google detém, desde que muitos se lembram, o domínio no mercado de motores de pesquisa em praticamente todos os países do mundo. Excepção à regra tem sido a China onde o motor de busca Baidu tem dominado com 80% das pesquisas realizadas. A acrescentar a estes dados, todos temos presente que neste país existem ainda por parte do governo cicatrizes provocadas pela Google se recusar a continuar a operar no país.

Agora a Microsoft habilmente tira partido deste facto e celebra um acordo com o Baidu que valerá milhões.

Segundo um comunicado proveniente do Baidu, a partir de agora, todas as pesquisas em inglês realizadas no maior motor de pesquisa chinês serão redireccionadas para o Bing da Microsoft. Os responsáveis do Baidu salientam que este acordo irá potenciar o crescimento do Bing na China já que irá ganhar no processo cerca de 45 milhões de utilizadores.

 

Mas será apenas uma jogada de mestre da Microsoft?

Não, de facto a ideia será também que o Baidu aproveite este acordo e as sinergias provenientes da maior influência que a China tem actualmente no panorama internacional, para se poder internacionalizar e explorar novos mercados. Claro que associado a isto, a Microsoft terá que cumprir escrupulosamente as regras de censura de conteúdos estipuladas por Pequim.

Todos os sites que contiverem conteúdo controverso relativo a dissidentes políticos, Taiwan e conteúdo de índole adulto serão, portanto, bloqueados pelo Bing em território Chinês. O processo de censura das pesquisas não é por si só um processo difícil para a Microsoft. Mesmo que não o faça de uma forma completa a grande firewall da China irá encarregar-se de adicionar uma camada extra de protecção aos desígnios do regime Chinês.

A pior notícia disto tudo vem para a Google. Além dos 80% detidos pelo Baidu, a Google mantêm a segunda posição com cerca de 20% das pesquisas na China. Não é preciso fazer contas para perceber que no contexto actual o Bing passa de um comportamento residual para uma presença de importância num dos maiores mercados do mundo. Isto apenas demonstra o que todos já sabíamos: a Google do ponto de vista do seu negócio saiu muito a perder da forma como reagiu aos ataques de hackers que foi alvo.

O acordo celebrado vai ter um impacto muito negativo nos lucros da empresa de Mountain View, principalmente nas receitas de publicidade que irá deixar de ganhar. Julgamos que o Baidu não faria um acordo destes tão facilmente com a Microsoft, se o governo Chinês não estivesse em rota de colisão com a Google. Mais do que um bom negócio para o Baidu ou para a Microsoft, esta foi uma elaborada medida de retaliação. Para os lados de Pequim existe um adágio bastante popular:a vingança é um prato que se serve bem frio.

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