Poucas semanas depois do lançamento do IE9 e estando ainda os seus utilizadores a começar a adaptar-se a ele, a Microsoft resolve seguir os movimentos que as outras empresas rivais iniciaram e lançou a público o que será a versão 10 do seu browser. Esta é ainda só a primeira versão preview, mas mostra todas as novas potencialidades que este novo browser vai trazer.
À semelhança do que foi feito no início do desenvolvimento do IE9, a Microsoft resolveu dar aos seus utilizadores uma pequena amostra do que tem estado a ser desenvolvido na futura versão do IE. Segundo a Microsoft, estas versões preview estão planeadas para serem libertadas a cada 8/12 semanas e vão mostrar os desenvolvimentos que forem sendo realizados.
As novidades que este browser apresenta são várias e vão tornar o IE ainda mais apetecível e capaz de lutar na arena dos browsers que estão no mercado. A aposta foi feita no desenvolvimento para suporte ao CSS3. As funcionalidades que foram desenvolvidas nesta nova versão são as seguintes:
- CSS3 Multi-column Layout
- CSS3 Grid Layout
- CSS3 Flexible Box Layout
- CSS3 Gradients
- ES5 Strict Mode
Todos estes standards estão agora a emergir e a tornarem-se norma. Por essa razão a Microsoft resolveu apostar neles e tornar o seu suporte uma realidade no IE.
Se pretender testar todas estas novas funcionalidades, deve instalar esta primeira preview do IE10 e aceder ao site IE TestDrive. Aí apenas deverá escolher a experiência que pretende testar e verá a sua aplicação.
O vídeo abaixo mostra as novidades que o IE10 vai trazer e a forma como os programadores web vão poder aplicá-las nos seus sites.
A disponibilização desta primeira amostra da nova versão do IE vem colocar a Microsoft no caminho que está a ser traçado pelos seus principais concorrentes. A disponibilização de versões com ciclos de desenvolvimento e uma vida útil mais curta. Desta forma conseguem acompanhar as últimas tendências da tecnologia e estar sempre actuais face ao que vai surgindo. É uma aposta que a Microsoft não podia deixar passar, pois corria o risco de tornar o seu browser obsoleto em pouco tempo.