A nova versão do programa de comunicação instantânea utilizado por mais de 320 milhões de pessoas, foi hoje apresentado em São Paulo, Brasil, durante a visita do CEO da Microsoft, Steve Ballmer. Esta nova versão tem imensas funcionalidades e, está como é normal, cada vez mais social.
Este novo Messenger apresenta diversas novidades, e quase todas focadas em juntar todos os nossos contactos das várias redes sociais num só sítio. Mas o Messenger vai mais longe, e permite uma integração até com o nosso telemóvel, permitindo-nos conversar por SMS com os nossos contactos do Messenger.
Entre as inúmeras novas features destacamos:
- Integração de resultados do Bing;
- Messenger Connect;
- Destaques sociais;
- Lista de contactos única;
- Sincronização das actualizações de estado;
- Messenger por SMS;
- Messenger para smartphones;
uma das features que parece mais interessantes é o Messenger Connect, que permite que qualquer Web site integre o Messenger, levando assim o Messenger a fazer o papel de uma rede social mais privada.
Gostámos ainda do facto de sincronizarmos todos os contactos das diversas redes sociais num só sítio, o que permite centralizar toda a informação.
Quanto ao Messenger no telemóvel, uma aplicação nativa da Microsoft, vai ser lançada para o Windows Phone (obviamente), iPhone e Blackberry. Ainda não se sabe de nenhuma versão Android mas não nos parece que seja impossível de acontecer.
As primeiras imagens do Messenger para iPhone já apareceram no Neowin e mostram um sistema de mensagens simples onde podemos ver a transferência de ficheiros, que é algo que nos agrada bastante. Logo que disponível, teremos uma análise desta aplicação que nos parece bastante bem conseguida.
Mas nem tudo são redes sociais e a Microsoft tratou de trazer mais melhorias para todos os gostos:
- Conversas com vídeo em alta definição;
- Acesso ao Messenger via messenger.live.com;
- Mensagens de Vídeo;
- Possibilidade de ter todas as conversas numa só janela;
Concluindo, estamos perante um enorme upgrade de uma aplicação que (quase) todos utilizamos no dia-a-dia e, que ao que parece, vamos passar a utilizar mais devido à sua capacidade para integrar todas as redes sociais numa só. Vamos esperar para ver se esta versão corresponde às expectativas, mas sentimos que esta é uma versão sólida, que só vai ter a ganhar com as versões na Web e no telemóvel.
Após o seu lançamento que ocorrerá nos próximos meses, o novo Messenger poderá ser transferido a partir do endereço http://download.live.com.