Os standards têm desempenhado um papel fundamental no avanço tecnológico. Permitem criar sinergias entre aplicações de vários sistemas. O protocolo aberto XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), tem sido um standard que ganhou notabilidade quando a Google o adoptou para o Talk.
Actualmente é a base de muitas tecnologias, tendo sido projectado ainda mais a uma escala mundial por ser utilizado no Chat do Facebook. O XMPP torna-se agora o protocolo dominante de mensagens instantâneas, já que que a Microsoft decidiu adoptá-lo para o Windows Live Messenger.
O Blog oficial da divisão Windows da Microsoft, surpreendeu o mundo ao disponibilizar acesso à rede Windows Live Messenger (WLM), por intermédio do protocolo aberto XMPP como uma alternativa (e possível substituto) ao protocolo proprietário utilizado até agora. A decisão segundo o anúncio no blog, prende-se pelo facto de a Microsoft, pretender uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre plataformas e serviços.
No anúncio a Microsoft torna claro que pretende tornar a sua rede mais utilizada e atractiva para vários programadores de plataformas móveis como o Windows Phone 7, iOS, Android, Blackberry OS, Symbian e Samsung Bada. Mas não é só uma novidade para o panorâma móvel.
No contexto actual de multiplicidade de plataformas existentes em computadores pessoais, (Windows, Mac, várias distribuições de Linux e até o Chrome OS), esta decisão faz todo o sentido. É uma boa notícia para utilizadores de clientes de mensagens instantâneas desenvolvidos por terceiros. Os utilizadores de clientes de mensagens instantâneas populares como o Adium e Pidgin, que se ligavam à rede Microsoft saem beneficiados com esta decisão.
Apesar do protocolo da Microsoft ter estado disponível até agora em múltiplos clientes, o seu suporte era limitado devido aos programadores terem um trabalho redobrado de “engenharia reversa” do protocolo proprietário (logo sem documentação) para incluir suporte no seu cliente. Com este anúncio as dores de cabeça que a Microsoft provocou a estes programadores irão chegar ao fim.
É patente no anúncio o facto da Microsoft se orgulhar de estar na linha da frente entre os grandes gigantes tecnológicos no uso de standards (abertos ou de indústria) nos seus serviços. Ora vejamos além do acesso XMPP para WLM, já suporta Oauth 2.0 para contas Live ID, uma API REST de acesso ao SkyDrive, e conectividade Exchange Active Sync para Hotmail. Para uma Microsoft que todos víamos como extremamente proprietária e promotora da “prata da casa”, este passo é mais um sinal importante da mudança de estratégia da empresa tem feito ao longo do tempo e uma maior abertura aos standards.
Alguns analistas referem que esta decisão se trata de um último fôlego da Microsoft de inverter a tendência dos últimos anos onde a utilização da rede de mensagens instantâneas da Microsoft, sofreu um decréscimo de 10%. Será difícil encontrar uma justificação para este decréscimo, contudo o aumento da popularidade do Google Talk, que hoje em dia está integrado numa boa parte dos serviços e produtos da Google (especialmente no Android), e a massificação do Chat no Facebook, podem ter sido determinantes para a Microsoft tomar esta decisão.
Independentemente das razões é mais uma vitória para os defensores da utilização de protocolos abertos. Caso esteja interessado em saber como a ligação ao WLM se faz por XMPP, pode consultar no anúncio oficial links para os exemplos de ligação.