Pplware

Mg2 – O Magalhães versão 2

Antes de mais, quero agradecer ao meu sobrinho Gustavo (6 anos) pelo empréstimo do seu Magalhães versão 2 (Mg2). Foi uma negociação bastante complicada, pois tive que prometer umas voltas de bicicleta e oferecer umas gomas para poder ter acesso à sua máquina durante 20 minutos (que para ele foi certamente uma eternidade). Como ele sabia que o objectivo era fazer um artigo para o pplware, lá cedeu e até me fez um desconto no negócio inicial.

Pois bem, devo confessar que foi a primeira vez que tive em mãos o Magalhães versão 2. Achei uma máquina bastante interessante e que certamente ajudará os alunos no processo de aprendizagem.

A máquina traz dois sistemas operativos pré-instalados: Windows 7 Profissional e Linux Caixa Mágica 14, bem como um conjunto de novidades comparativamente a versão anterior. O computador vem equipado com um TFT 10,1 polegadas (superior ao seu antecessor) o que pessoalmente considero uma boa aposta. Em termos de software são muitas as aplicações educativas, incluindo alguns jogos que estão presentes no Windows 7 e Linux Caixa Mágica.

Em termos de características, o MG2 não fica atrás de muitas máquinas de marca que estão disponíveis no mercado.

Principais características do MG2

Como já fazia parte das versões anteriores, o computador Magalhães está equipado com software que permite um controlo parental avançado. Deste modo, os pais podem controlar o acesso à Internet dos seus filhos, no que diz respeito aos sites a consultar e em relação ao tempo de utilização dos mesmos. Nesta versão a password de desbloqueio por omissão é escolinha2010, informação que faz parte do manual de utilização.

Algumas curiosidades

A aposta em computadores no ensino, em idades precoces, pode ter consequências muito positivas na aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento intelectual das crianças. Essas consequências podem ir desde o simples aprender a entrar num mundo mais digital, até ao promover da inteligência, atenção, rapidez de raciocínio e motivação das crianças na própria sala de aula, factores cruciais para o desenvolvimento destas na sua vida.

No final da minha sessão fotográfica questionei-o se gostava do seu computador, ao que ele me respondeu-me prontamente que sim e que um dia queria ser Eng. Informático.

Para a semana a ver se consigo negociar mais 30 minutos para trazer ao pplware mais algumas novidades.

Artigos relacionados

Exit mobile version