Antes de mais, quero agradecer ao meu sobrinho Gustavo (6 anos) pelo empréstimo do seu Magalhães versão 2 (Mg2). Foi uma negociação bastante complicada, pois tive que prometer umas voltas de bicicleta e oferecer umas gomas para poder ter acesso à sua máquina durante 20 minutos (que para ele foi certamente uma eternidade). Como ele sabia que o objectivo era fazer um artigo para o pplware, lá cedeu e até me fez um desconto no negócio inicial.
Pois bem, devo confessar que foi a primeira vez que tive em mãos o Magalhães versão 2. Achei uma máquina bastante interessante e que certamente ajudará os alunos no processo de aprendizagem.
A máquina traz dois sistemas operativos pré-instalados: Windows 7 Profissional e Linux Caixa Mágica 14, bem como um conjunto de novidades comparativamente a versão anterior. O computador vem equipado com um TFT 10,1 polegadas (superior ao seu antecessor) o que pessoalmente considero uma boa aposta. Em termos de software são muitas as aplicações educativas, incluindo alguns jogos que estão presentes no Windows 7 e Linux Caixa Mágica.
Em termos de características, o MG2 não fica atrás de muitas máquinas de marca que estão disponíveis no mercado.
Principais características do MG2
- Processador a 1,67 Ghz (Intel Atom N450)
- 1 GB DDR2 de memória RAM
- Disco rígido 160GB
- Placa gráfica integrada com capacidade de resolução WSVGA 1024×600, com 32-bit de profundidade de cor (que permite a ligação a projetores, por exemplo)
- Placa de rede integrada 10/100 Mbit/s interface RJ45
- Placa rede sem fios com suporte para as normas 802.11 b/g/n
- Teclado português, resistente a derrame de líquidos, com trackpad
- TFT 10,1 polegadas com resolução nativa WSVGA 1024×600
- 3 portas USB 2.0, com capacidade de boot do computador via USB
- Bateria com autonomia de 7 horas e 8 minutos (medida com recurso a benchmark BAPCo MobileMark2007)
- Dual boot: Microsoft Windows 7 Profissional/ Linux Caixa Mágica 14
- Microsoft Office 2007 / Open Office
- Antivírus
- Aplicações educativas
Como já fazia parte das versões anteriores, o computador Magalhães está equipado com software que permite um controlo parental avançado. Deste modo, os pais podem controlar o acesso à Internet dos seus filhos, no que diz respeito aos sites a consultar e em relação ao tempo de utilização dos mesmos. Nesta versão a password de desbloqueio por omissão é escolinha2010, informação que faz parte do manual de utilização.
Algumas curiosidades
- Desde 2008, altura em que surgiu o primeiro Magalhães, já foram distribuídos mais de 400 mil computadores portáteis a alunos do 1º Ciclo. Para este ano lectivo, será feita a distribuição de 200 mil novos computadores portáteis MG2 para alunos e 50 mil para professores
- O Magalhães inclui mais de 30 programas de aprendizagem, entre eles de Matemática, Inglês, Português e Geografia.
A aposta em computadores no ensino, em idades precoces, pode ter consequências muito positivas na aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento intelectual das crianças. Essas consequências podem ir desde o simples aprender a entrar num mundo mais digital, até ao promover da inteligência, atenção, rapidez de raciocínio e motivação das crianças na própria sala de aula, factores cruciais para o desenvolvimento destas na sua vida.
No final da minha sessão fotográfica questionei-o se gostava do seu computador, ao que ele me respondeu-me prontamente que sim e que um dia queria ser Eng. Informático.
Para a semana a ver se consigo negociar mais 30 minutos para trazer ao pplware mais algumas novidades.
Artigos relacionados