Os resultados das acções de mercado, mostraram uma subida da Nokia, que foi impulsionada por rumores de uma suposta aliança desta à gigante Microsoft. Os rumores sugerem que a Nokia pretende adoptar o Windows Phone nos seus aparelhos, no entanto apesar de haver quem concorde, a maioria discorda e não vê benefícios para a Nokia deixar o seu sistema operativo e usar o sistema do Windows para aumentar a sua presença no mercado dos norte-americano.
O Symbian é o Sistema Operativo da Nokia e tem vindo a perder destaque, nomeadamente na quota de mercado pois, segundo o New York Times, no espaço de um ano, o Symbyam passou de 40% para 31% de quota. Isto indica que a Nokia necessita de recuperar e os sistemas operativos como Android e iOs também ajudaran a esta descida. A Nokia é mais conhecida pelos telefones com menos características e não pelos smartphones.
Assim há o rumor de que a Nokia e a Microsoft se uniram, para que a Nokia adoptasse nos seus dispositivos o Sistema Operativo da Microsoft, o Windows Phone 7. E parece que há quem concorde e apoie ferozmente esta decisão!
Numa carta aberta dirigida aos dois patrões das empresas em causa (o da Nokia vindo da Microsoft recentemente) Adnaan Ahmad, especialista de mercados do Financial Times, propõe esse mesmo cenário como sendo o ideal para a actual conjuntura nesse segmento.
No entanto as opiniões dividem-se. O site InformationWeek desaconselha a aliança, dizendo que o Windows Phone 7 exige rigorosos requisitos de hardware e deixa pouco espaço para que se possam realizar projectos inovadores para além dos já existentes. Por sua vez a Nokia sempre foi conhecida pelo hardware robusto, bem trabalhado e, o índice de penetração do Windows nos telefones móveis não justifica a migração da Nokia para esse sistema operativo. Para este site, um dos grandes sucessos da Apple foi o de criar o seu próprio ecosistema e esta deve ser a aposta da Nokia. Esta aposta não deve passa nem pela Microsoft nem pelo Android. Este é o Sistema Operativo que prepara a Nokia, o Meego.
Por sua vez, na carta que Ahmad escreveu aos dois patrões, referiu que a Nokia deveria descartar o desenvolvimento do Sistema Operativo Meego pois este é “a maior piada da tecnologia”, neste sector. E, desta forma, a Nokia ficará ainda mais longe da Google e da Apple.
Outra perspectiva tem o PCWorld. Para o site, o Sistema Operativo Android seria a melhor alternativa, pois o seu código aberto oferece um desenvolvimento diferenciado e, assim, a Nokia teria prestigio e poder suficiente para entrar no mundo Android, não sendo ofuscada pela concorrência que usa o mesmo sistema operativo. Para o PCWorld, a perspectiva de Ahmad não parece uma boa alternativa.
Ainda outra visão é a de um blog, Forbes, referindo que adoptar o Windows Phone pode levar muito tempo. No entanto, a Nokia pode apresentar as suas próprias soluções, baseando-se no Meego.
Será que a Nokia fará uma boa escolha ao adoptar o Windows Phone? Ou o Meego será suficientemente bom? E o Android, seria também uma hipótese?