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Mercado de PCs terá um aumento de 20% em 2010

A IDC é uma empresa especialista em análise e consultadoria em algumas das principais tendências do ramo tecnológico ao nível estatístico. Como é habitual todos os anos, esta empresa lançou recentemente um estudo que aponta para dados bastante optimistas nas perspectivas de crescimento do mercado de computadores pessoais. E segundo parece, em tempo de crise económica, os bolsos mais vazios dos aficionados das novas tecnologias não impedem que se registe um crescimento avultado na venda de PC’s.

A IDC registou no primeiro trimestre de 2010, um crescimento de 27.1% no mercado global de PC’s comparado com o ano anterior. Este crescimento abrupto de vendas de PC neste curto período de tempo, obrigou a empresa fazer uma projecção se esta tendência se iria ou não manter para o ano inteiro de 2010. Apesar deste valor não se manter até ao final do ano, o valor anual de crescimento irá chegar até uns generosos 20% (19.8%)

Ao contrário de 2009, os ultraportáteis ou “netbooks”, já não são tão significativamente os principais responsáveis pelo volume de vendas. Segundo a IDC, a recuperação deste mercado teve uma reviravolta inesperada no aumento das vendas de computadores de alta gama, onde se registam também valores bastante bons em novos dispositivos como os e-readers e tablets.

Embora o sector do Mercado pertencente aos dispositivos de gama média/baixa continue a ser a fatia maioritária do mercado, os computadores fixos tiveram também o seu primeiro crescimento desde 2008, um factor que por um lado demonstra que esta gama de computadores está longe de estar “morta” como alguns especialistas previam.

Em termos geográficos, o crescimento é verificado quer em economias industrializadas ou em mercados emergentes, onde esta última registou um aumento de bastante impressionante de 37% no primeiro trimestre de 2010. Estes dados embora sejam indicadores positivos do acesso das novas tecnologias a cada vez mais pessoas, têm o reverso da medalha. A IDC refere que o aumento do volume de vendas, implicou que o preço associado a estes equipamentos que estava em declínio desde o ano passado estabilizasse.

A IDC prevê que o Mercado em 2010 se torne mais lucrativo e ultrapasse o pico que se registou em 2008. É esperado também que o volume de vendas dos netbooks estabilize e que represente não mais de 12% da totalidade do mercado de PCs. Segundo o relatório, será dos portáteis convencionais a serem vendidos em países emergentes que advirá o principal motor de desenvolvimento deste mercado.

Não deixamos de observar com algum interesse dois pormenores neste estudo. O primeiro é o facto dos grandes fabricantes, estarem cada vez mais reféns das economias emergentes para maximizar o seu lucro. O segundo ponto a salientar é o papel que a nova onda de de dispositivos móveis protagonizada pelos tablets terá para um mercado marcado por computadores num formato mais tradicional (independentemente das suas dimensões).

Será que o iPad e muitos dos tablets baseados em Android que estão a surgir quase todos os dias, serão os “novos” filões de ouro para os fabricantes OEM depois dos netbooks? TechCrunchIT

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