Na sua iniciativa anual, a revista EXAME, em parceria com a Heidrick & Struggles (H&S), premiou as melhores empresas para trabalhar em Portugal. Passaram a existir dois rankings: as melhores grandes empresas para trabalhar e as melhores Pequenas e Médias Empresas (PME) para trabalhar. Entre as maiores, a Microsoft lidera. Nas PME, o primeiro lugar coube à Gelpeixe e ao Penha Longa Hotel.
No que se refere à metodologia, foi lançado o repto a todas as empresas do País para participarem no estudo “Melhores Empresas para Trabalhar” da EXAME e da H&S. Este ano, a adesão foi ainda maior do que em anos anteriores, o que “mostra a importância deste projecto no tecido empresarial português”, referem os organizadores da iniciativa.
Adicionalmente, o tipo de entidades a candidatarem-se é extremamente variado, representando diversos sectores de actividade, dimensões e regiões geográficas. Isto pode ser verificado na lista das finalistas, em que constam cada vez mais organizações de origens tão diversificadas como autarquias, sociedades de advogados ou empresas públicas. A gestão dessas empresas também foi avaliada, através de uma metodologia desenvolvida pela H&S.
Os critérios de apuramento final passaram por aspectos como: nível médio de satisfação dos colaboradores e evolução desse nível em relação a posível presenças em anos anteriores.
Grandes empresas vencedoras
- Microsoft
1. A Microsoft (mantém o primeiro lugar conquistado já em 2006, 2007 e 2008). É a melhor empresa para trabalhar em Portugal, com uma nota de 85,31%. É já o quarto ano consecutivo em que conquista o troféu.
Os colaboradores destacam a política de compromisso de todos os colaboradores, incluindo CEO’s e o programa de reconhecimento de prémios em dinheiro.
Aliciantes para os trabalhadores
Escreve a Exame que todas as segundas-feiras:
- existe um serviço de manicura oferecido no escritório aos trabalhadores que assim o quiserem.
Enquanto as mulheres preferem a manicura, os homens preferem a máquina de engraxar sapatos que está à entrada do bar.
- Usufruem ainda de serviços “e-bairro”, como pedir para lavar o carro ou entregar um fato para limpar na lavandaria;
- Têm aulas de ioga no ginásio da companhia uma vez por semana, de ginástica duas vezes por semana e massagens duas vezes por semana;
- Há ainda partilhas de matraquilhos, jogos de futebol e sessões de fisioterapia para quem necessitar.
No grupo das dez melhores grandes empresas encontram-se ainda:
2. Re/Max (mantém segundo lugar) 3. Accenture (sobe do nono para o terceiro lugar) 4. Banco Espírito Santo (sobe do 19.º no ano passado para 4.º) 5. Grupo Lena (entrada directa) 6. Grupo Soares da Costa (entrada directa) 7. Mapfre Seguros Gerais (sobe do 25.º lugar) 8. DST (sobe do 33.º lugar alcançado no ano passado) 9. Grupo Evicar (entrada directa) 10. Auto Sueco (entrada directa)
As melhores Pequenas e Médias Empresas
Este é o primeiro ano em que é feita uma lista para as PME. De uma lista de 47, destaca-se a Câmara Municipal de Viseu, que ficou em 26.º lugar nesta lista.
Nas dez melhores posições ficaram:
1. Gelpeixe 1. Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort 3. A.T. Kearney 4. Urbanos 5. Garrigues 6. José Luís Jordão 7. Linklaters 8. Brandia Central 9. Abreu & Associados 10. Ramos Catarino
A lista das empresas vencedoras foi revelada esta terça-feira numa cerimónia de distinção das premiadas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. SIC