Pplware

Meego – O poder do Moblin e Maemo

Num dia que fica marcado pelo Lançamento do Windows Mobile 7, a Intel e a Nokia marcaram a actualidade com o anuncio de uma parceria de peso. Através da flexibilidade do Moblin e a portabilidade do Maemo, nasce uma nova plataforma que promete ser um concorrente sério ao outro projecto open source do mesmo segmento, o Android.

Esta aliança surge como meio de colmatar as limitações de ambas as plataformas e combinar todas as suas vantagens. O Maemo por sua vez adquiriu notabilidade mais recentemente em dispositivos como o Nokia N900, revelando desde cedo uma plataforma bastante moderna e optimizada para smartphones e tablets. O Moblin foi um projecto que surgiu da necessidade da Intel disponibilizar uma plataforma com optimizações que tirasse partido da sua família de processadores Atom, além de incluir uma interface com o utilizador a todos os títulos inovadora.

Mas o que resulta da fusão dos dois projectos open source? Segundo os dois gigantes, O MeeGo será apropriado para Smartphones, MID, Netbooks, Smartbooks e qualquer outro dispositivo móvel com requisitos adequados. Esta nova plataforma irá ter como core do seu funcionamento o Moblin, incluindo alguns componentes essenciais do Maemo, tais como o ambiente Qt como camada de desenvolvimento e interface com o utilizador.

Esta nova plataforma, irá contar com suporte de processadores Intel Atom e ARM. A primeira versão pública do MeeGo está prevista para o final do 2º trimestre de 2010, embora nas próximas semanas se espere que o código fonte das primeiras versões seja lançado para todos os entusiastas e programadores possam contribuir para o desenvolvimento desta jovem plataforma.

Com dois gigantes como a Nokia e a Intel por trás do MeeGo, estamos perante um sério concorrente ao mercado cada vez mais rico em plataformas móveis. Será que esta aliança já vem tarde para travar a ascensão do Android como projecto open source dominante, tornando este projecto irrelevante? Ou será um sério revês para a estratégia da Google que tem visto o seu “robot verde” a crescer a cada dia que passa?


Homepage: MeeGo

Exit mobile version