AntiVirus Mcafee DAT 5958 deixa PCs com Windows, inoperáveis.
No passado fim de semana, durante a manha, recebi um telefonema por parte de um familiar que me dizia que o computador estava esquisito, tinha perdido o acesso à Internet, a imagem estava meia desconfigurada e não conseguia abrir alguns programas. A minha primeira resposta foi, apanhaste um vírus!!!! Após o almoço, o meu telefone volta a tocar e uma uma amiga, aflita, diz-me que tinha ficado sem acesso à Internet, não conseguia imprimir, a barra de tarefas estava diferente entre outras anormalidades na máquina. Mais uma vez a minha resposta foi, de certeza que foi um vírus que te entrou na máquina. Mandei-a fazer uma série de acções de despistagem, mas sem sucesso.
Achei estranho, no mesmo dia terem acontecido duas situações idênticas, o que me levou a pensar que teria aparecido um vírus novo. Fiz algumas pesquisas na Internet mas não encontrei nada de anormal. Na segunda-feira, liga-me outro amigo com os sintomas já referidos e nesse altura decidi fazer uma pesquisa mais exaustiva.
Após algumas pesquisas na blogosfera, fiquei estupefacto quando descobri que o problema era do AntiVirus Mcafee, mais concretamente a actualização DAT 5958 (disponibilizada no dia 21 de Abril) que simplesmente apaga o ficheiro svchost.exe (uma vez que é detectado um falso positivo do vírus W32/wecorl.a).
Liguei às 3 pessoas que me contactaram, e confirmei que todos utilizavam o McAfee e certamente que o problema deles estava associado a esta “actualização estranha”.
Depois da disseminação do problema, que afecta principalmente máquinas com Windows XP com service pack 3, a McAfee fez um comunicado onde refere que a actualização DAT 5958 ja tinha sido removida dos seus servidores e que à partida não haveriam mais estragos.
Segundo a CNET, a actualização afectou 8 mil computadores só na Universidade de Michigan e fez com que a polícia da cidade de Lexington, em Kentucky, voltasse a escrever relatórios em papel e impediu que hospitais do estado de Rhode Island aceitassem doentes que não fossem considerados graves.
Então e como ficam os utilizadores, cujo McAfee lhes destruiu o sistema?
A McAfee fez já saber que pretende compensar todos os utilizadores, cujas máquinas foram afectadas por este problema. Nesse sentido, pretende pagar os custos associados às reparações das máquinas, e ainda oferece mais dois anos de suporte ao AV.
O meu computador foi afectado, o que fazer?
Entretanto a Mcafee ja disponibilizou uma correcção com vista a tentar repor o sistema “perdido” dos utilizadores. Se é um utilizador que foi afectado por este problema, pode efectuar aqui o download da ferramenta de correcção.