…iOS mantém-se impenetrável!
Segundo o último relatório da empresa de segurança McAfee, o sistema operativo móvel da Google, o Android, tem sido fortemente visado pelo malware e as ameaças à segurança esta ameaça cresceu no último trimestre 76%. Este comportamento resulta da crescente procura num mercado cada vez mais influente.
Segundo os investigadores da empresa de segurança, este aumento é um reflexo do tipo de comportamento dos utilizadores dos dispositivos com Android. O J2ME (Java Micro Edition) ocupa a segunda posição em termos de aumento de ameaças de segurança, no entanto apenas representa um terço das ameaças face ao Android.
Estas ameaças às plataformas móveis tiram partido de exploits (são aplicadas funcionalidades botnet) e nalguns casos recorrem mesmo a rootkits para se camuflarem e aumentarem as performances dos ataques.
Para que este cenário não se agrave, os utilizadores têm de avaliar o seu comportamento assim como a indústria dos dispositivos móveis terão de repensar nos métodos para travar este crescimento. Este actual cenário leva a que a McAfee preveja mesmo que o se torne numa plataforma bastante apetecível para os hackers, o que de certa forma traz insegurança agravada aos smartphones que podem sofrer ataques a partir de aplicações como o calendário, as mensagens SMS, falsos updates e jogos da moda. Os comportamentos sociais são outro vector que poderá ser um meio aliciante para atentar contra a segurança dos smartphones, dada a confiança que os utilizadores depositarão neste tipo de aplicações.
Como exemplo, a empresa de segurança refere a impermeabilização do iOS. Os iDevices não têm grandes preocupações graças ao ecosistema fechado que a Apple obriga. Até ao momento foram apenas detectados 4 ataques em dispositivos com Jailbreak. Embora este tipo de plataforma seja muito criticada pelos fãs do Android é sem margem para dúvidas uma vantagem dos utilizadores do iPhone, iPad e iPod Touch.
Este cenário de insegurança do Android não é novo, no passado mês de Junho a Symantec reportou uma segurança total no iOS e uma segurança frágil do Android. É claro que nada é impenetrável e é sempre de esperar que no futuro também o iOS, pela sua massificação, possa ser algo de ataques de malware.
Assim como a plataforma Android, também os dispositivos que correm Java ME, Symbian e BlackBerry OS estão a aumentar os seus níveis de malware, enquanto o webOS da HP está mais vedada, sendo muito parecida em termos de segurança ao iOS. [via]