Pplware

McAfee deixou de disponibilizar o seu código para avaliação

A análise do software das empresas de segurança por parte dos governos e outras agências de segurança começou a ser um requisito obrigatório em muitos países. Desta forma, segundo essas entidades, pode ser garantido que não existem processos segredos que roubam dados.

Se muitos começam agora a trilhar esse caminho, a McAfee resolveu dar um passo atrás e interromper esse processo. De agora em diante, o código dos produtos da McAfee deixa de estar disponível para análise e avaliação.

Esta tomada de posição surge apenas agora que a McAfee se libertou da Intel e é, novamente, uma empresa própria e dedicada apenas a criar soluções de segurança.

A ideia da empresa é que o seu código deixe de ser avaliado por governos e outras agências, garantindo que as suas falhas continuam longe de olhares interessados e aumentando a proteção destes mesmos produtos e evitando que possam ser contornados.

Na verdade, apesar de apenas agora ter sido confirmado pela McAfee, esta mudança aconteceu no início deste mês. Não ficou clara a razão pela qual não foi anunciado mais cedo.

Segundo informações da própria McAfee, o fim da partilha do código vai garantir que tem uma vantagem sobre a concorrência e ao mesmo tempo garante a privacidade dos seus utilizadores.

A decisão da McAfee vai contra o que tem estado a ser praticado no passado recente. Cada vez mais está a ser exigido o código para avaliação por partes dos países, e dos quais a Rússia é um exemplo claro, procurando por elementos que possam estar a roubar informação ou segredos.

Resta agora saber da posição dessas agências e dos governos a esta decisão. Segundo o que vimos com outras aplicações similares, é a análise que dá essa vantagem competitiva pois permite garantia de código sem problemas de segurança graves ou outros.

Exit mobile version