Pplware

McAf.ee – Um serviço seguro de encurtamento de URL’s

A partilha de endereços de páginas web foi simplificada com o aparecimento de serviços que permitem encurtar e tornar mais simples a memorização desses endereços. Tipicamente esses serviços geram os endereços com base em domínios curtos e de fácil memorização, associados a um código alfanumérico para identificar junto do serviço qual a página que pretendemos aceder.

No entanto este tipo de endereços tem um problema. Quando nos passam um endereço desse tipo não sabemos qual o endereço real para onde vamos ser encaminhados. Tanto pode ser uma página legitima como uma página com conteúdos impróprios.

Tendo por base este problema a Mcafee resolveu apresentar o seu serviço de encurtamento de endereços, mas adicionou-lhe uma camada adicional de segurança, área onde têm muita experiência e serviços.

Este novo serviço, ainda em beta, permite que encurtem os vossos links para que posteriormente os possam partilhar. No entanto, sempre que acederem a esses links é apresentado no topo uma frame que vos indica o grau de perigosidade desse site. Este grau de segurança de acesso é fornecido pelo serviço Global Threat Intelligence da McAfee.

A sua utilização, à semelhança de muitos outros serviços do género, é bastante simples. Basta que acedam à página do serviço e na caixa de texto disponibilizada coloquem o endereço que pretendem “encurtar”, seguido de um clique no botão Shorten.

A página que vos é apresentada de seguida contem já o link que podem usar para partilha.

Quando alguém acede ao endereço que partilhara, contrariamente ao que é normal nos outros serviços, é apresentada uma página composta por duas zonas. Uma superior que vos indica se o site em causa é considerado fidedigno pela Macafee e outra que vos apresenta a página que foi partilhada.

Caso o site seja não seja considerado fidedigno então é apresentado um sinal de alarme na frame superior e a página não é carregada.

Se pretenderem, podem indicar a este serviço que não querem que a frame de topo seja apresentada em sites que não apresentem alertas

Finalmente foi apresentado um serviço que permite ter um elevado grau de segurança e que nos impede de avançarmos às cegas e sem qualquer grau de confiança para links de serviços de encurtadores de endereços.

A Mcafee consegue assim aliar os seus serviços de segurança com um serviço cada vez mais em voga. Nós, os utilizadores deste tipo de serviços, só temos a ganhar com ele pois fornece uma camada adicional de segurança.


Homepage: McAf.ee

Exit mobile version