O MB WAY é um serviço fantástico e muito simples de usar. Talvez pela sua simplicidade, tem sido usado por muitos para esquemas fraudulentos. O valor acumulado de fraudes é enorme e, nesse sentido, toda o cuidado é pouco.
Recentemente a GNR desmantelou uma rede dedicada a burlas usando o serviço MB WAY.
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
MB WAY: GNR deteve nove pessoas e constitui 25 arguidos
A GNR deteve nove pessoas e constitui 25 arguidos num caso de burlas através da plataforma MB WAY. A rede operava, a partir de Campo Maior.
De acordo com o capitão da GNR, João Lourenço
Os burlões conseguiam ludibriar a pessoa, fazendo uma operação incorreta no MBWAY. A vítima associava o número de telemóvel do burlão à sua conta bancária
Desta forma, o burlão tinha acesso direto às contas, conseguindo fazer levantamentos e transferências bancárias.
Em comunicado, o Comando Territorial de Portalegre da GNR explica a “grande operação”, envolveu cerca de 250 militares de várias especialidades, que permitiu “desmantelar” a rede e que os suspeitos têm entre 17 e 56 anos. A operação decorreu na sequência de uma investigação, desenvolvida há cerca de seis meses, pelo crime de burla.
Foram ainda apreendidas duas caçadeiras e de uma arma de ar comprimido, assim como diversas munições de calibre 12, 11 doses de haxixe e vários artigos em ouro.
Os 25 suspeitos foram constituídos arguidos, continuando a GNR a proceder a outras diligências de investigação.