O serviço MB WAY permite a realização de compras e transferências bancárias imediatas com total comodidade e segurança, já que o utilizador pode fazê-lo através do seu telemóvel, a qualquer hora do dia e onde quer que esteja, sem que tenha que partilhar os seus dados bancários.
Tal como informámos no início de fevereiro, a nova tabela de preços do BPI entra em vigor hoje. Reclame pela desproporcionalidade.
A app MB WAY apresenta funcionalidades práticas para o dia a dia, como “dividir a conta” (por exemplo, pagar a sua parte de um jantar com amigos) e “pedir dinheiro” (para “desenrascar” situações em que se vê sem dinheiro de repente). No entanto, usar a aplicação poderá sair caro uma vez que os banco vão começar a cobrar pela sua utilização.
No Banco BPI, por exemplo, a comissão de 1,20€ vai passar a ser cobrada a partir de hoje, dia 1 de maio. Ou seja, uma simples transferência de 4€ implica desembolsar 5,20€. O Millennium BCP também anunciou o início desta cobrança: terá um custo de 1,30€ a partir de 17 de junho, revela a DECO.
MB WAY – Comissões muito desproporcionais
Os preços aplicados a uma simples operação na app móvel MB WAY são desproporcionais. Em média, o consumidor poderá pagar até 1,50€ para transferir qualquer montante, seja 2€ ou 10€ ou seja 750€ (limite máximo permitido pela aplicação).
Se consideramos que, segundo dados oficiais da SIBS, mais de uma em cada quatro transferências realizadas através desta aplicação são de montante inferior a 10€, tal significa que o consumidor passa a suportar uma comissão que pode atingir cerca de 15% do valor da transação.
A DECO vai enviar uma reclamação ao BdP, em nome de cada consumidor que se registar nesta ação. A reclamação será preenchida no site de Banco de Portugal.
De relembrar ainda que, no caso do BPI, “todos os clientes que fizerem transferências MB Way dentro da aplicação do próprio banco, não terão qualquer custo”.