Com o Windows 8 à porta muitos fabricantes preparam os seus equipamentos para estarem compatíveis com esta nova versão do Windows. Para terem a certificação Microsoft é necessário cumprirem um conjunto de requisitos no hardware que essas máquinas vão ter.
A Microsoft, como sempre faz com os seus sistemas operativos, definiu esses requisitos e apenas dará o seu aval aos fabricantes que os cumpram. Para o Windows 8 esses requisitos foram publicados no final do ano passado e preparam as novas máquinas para estarem capazes de o usar em pleno.
A lista de requisitos será usada pelos fabricantes para garantirem que as máquinas que vão colocar no mercado estão conforme o que a Microsoft espera e vão dar ao utilizador a capacidade de usar o Windows 8 num ambiente adequado e com todas as funcionalidades esperadas disponíveis.
Podem ter acesso à a lista total dos requisitos nesta página e descarrega-la para uma melhor análise. Aí estão também disponíveis os requisitos do sistema, dos dispositivos e dos filtros de Drivers.
Abaixo apresentamos alguns dos pontos mais importantes e que podem gerar alguma celeuma por parte dos fabricantes e dos utilizadores.
- Digitação de 5 pontos – Os dispositivos móveis que pretenderem ter a certificação Windows 8 vai ter de ter suporte para receber input de 5 dedos. Notem que a maioria dos dispositivos actualmente no mercado apenas suporta 2
- NFC “touch marks” – Deve estar disponível um marcador onde outros dispositivos se possam ligar via NFC. Actualmente não existe esta obrigatoriedade nos equipamentos e a procura deve ser feita de forma manual
- Botões no Hardware – A Microsoft passa a exigir que esteja presente no hardware os seguintes botões:
- Power
- Bloqueador de rotação
- Tecla Windows
- Aumentar Volume up
- Diminuir Volume
A Tecla do Windows pode ter diversas formas e deve ter no mínimo 10.5 mm.
- Nova combinação de botões para CTRL + ALT + DEL – Para além da utilização do teclado virtual, passa a ser obrigatória uma nova sequência para desbloqueio de uma máquina. A sequência escolhida é Windows Key + Power
- Requisitos de Hardware – Os requisitos de hardware que a Microsoft costuma impor aos parceiros é por norma elevado. Desta vez não é excepção.
- Disco: Pelo menos 10GB de espaço livre após instalação do SO
- Firmware de sistema: UEFI
- Rede: WLAN e Bluetooth 4.0 + LE (low energy)
- Gráficos: Direct3D 10 com dirver WDDM 1.2
- Resolução: 1366×768
- Suporte Touch: Pelo menos 5 pontos de toque
- Câmara: 720p
- Sensor de luz ambiente: 1-30k lux
- Magnetómetro
- Acelerómetro: 3 eixos
- Giroscópio
- USB 2.0: Pelo menos um controlador e uma porta
- Colunas
- Upgrade de drivers sem reboot – Apesar de a Microsoft obrigar desde o Windows Vista ao upgrade de alguns drivers sem reboot, no Windows 8 esta obrigatoriedade alarga-se aos drivers gráficos.
- Recuperação do sistema em 2 segundos – A Microsoft passa a obrigar que os sistemas que forem desenhados para o Windows 8 passem a fazer um arranque, passagem de Standby a pronto para usar, em apenas 2 segundos. Esta obrigatoriedade é no entanto limitada à arquitectura Intel. No caso da arquitectura ARM não existe um tempo definido.
A lista de requisitos que a Microsoft apresentou para o seu Windows 8 prepara-o para estar presente num largo conjunto de equipamentos, em particular para os tablets e PC’s all-in-on.
Apesar desta lista de requisitos ser muito taxativa no que os fabricantes devem disponibilizar para terem a certificação Windows 8, este sistema operativo estará disponível para a maioria do hardware recente, à imagem do que aconteceu com o Windows 7.
A data da disponibilização do Windows 8 beta está para breve e muito se espera dessa versão. Pode ser uma revolução na mesma medida que o Windows 7 foi, mas desta vez com os objectivos apontados ao mercado dos dispositivos móveis.