Pplware

Mapas da Apple são mais eficientes que o Google Maps…

… a transmitir dados, diz empresa especializada em análise de tráfego de dados!

A aplicação e o serviço de Mapas da Apple têm estado debaixo de fogo, desde que foi apresentado o iOS 6. O aspecto negativo da falta de objectividade e de qualidade de apresentação de dados, tem manchado este serviço novo da Apple. No entanto existem dados novos que vêm confirmar que nem tudo está mal, que afinal, na comparação directa entre o Mapas da Apple e o Google Maps… a Apple tem alguns trunfos que batem o famoso serviço da Google. Pena que sejam ainda poucos!!!

De acordo com uma empresa especializada em ajudar os utilizadores com o seu plano de dados, a Onavo, existem grandes diferenças entre as aplicações. A empresa desenvolveu vários testes nas duas aplicações para saber ao certo e com pormenor qual destas aplicações é a mais eficiente, na utilização de dados. Depois de correrem uma série de testes em vários cenários, o resultado mostrou que o Mapas da Apple chega a ser até cinco vezes mais eficiente a transmitir os dados que o Google Maps.

Por exemplo, quando o utilizador procura por uma nova localização, a aplicação de mapas tem de descarregar os dados das ruas, que é mostrado no ecrã, as vistas em panorâmica e o zoom significam mais dados que são necessários descarregar, sempre que mexem no ecrã.

“On Google Maps, the average data loaded from the cellular network for each step was 1.3MB,”  escreveu a empresa no seu website. “Apple Maps came in at 271KB – that’s approximately 80% less data! On some actions, such as zooming in to see a particular intersection, Apple Maps’ efficiency advantage edged close to 7X.”

Isto em bom português traduz-se que “No Google Maps o volume médio de dados carregados da rede celular para cada passo foi de 1.3MB, escreveu a empresa no seu website. “Os mapas da Apple transportaram 271KB. Isto é cerca de 80% menos dados! Em certas acções, tais como o zooming para ver um cruzamento em particular, a vantagem da eficiência dos mapas da Apple chegou a ser de 7 vezes”.

Os resultados para imagens de satélite, mostrados no Mapas, apresentam resultados que provam que a Apple, nos seus mapas, usa metade dos recursos que o Google Maps usa. [via loopinsight]

Estes dados não significam que a Apple tem no global um bom serviço, ainda é cedo para o dizer, significa que a Apple está no bom caminho para mostrar um serviço cuidado e que optimizado, permite ao utilizador ter melhor proveito que outros serviços fornecem.

Exit mobile version