Ao longo dos últimos anos são várias as notícias sobre a apreensão de máquinas de jogo ilegal em cafés. De acordo com algumas informações, nos últimos dois anos e meio foram detidas mais de mil pessoas e a polícia recebeu, em media, 500 denúncias por ano.
Mas as “convencionais” máquinas de jogo ilegal estão a ser trocadas por smartphones, tablets, etc, o que dificulta a acção das polícias.
De acordo com um artigo publicado na edição em papel do Jornal de Notícias, as máquinas de jogo tradicionais estão a ser trocadas por tablets e telemóveis, plataformas estas que dificultam a acção das policias neste “mercado negro” do jogo. O poker continua a mobilizar muitos jogadores e as apostas ilegais estão em forte crescimento. Os cafés continuam a ser o centro do negócio ilegal pelo facto de realizarem, de de imediato, os pagamentos dos prémios.
Segundo fonte policiais, nos últimos anos foram apreendidas 40 mil unidades de diverso material onde se incluem as maquinas de jogo, quiosques de Internet, etc.
Para dificultar a acção da policia, os jogos ilegais podem agora ser jogados via dispositivos móveis. Na sua maioria, os jogos a dinheiro ilegais estão alojados em sites estrangeiros sendo apenas autorizados jogos online concessionados.