Pplware

Mais de 50% dos dispositivos Android são vulneráveis a malware

O Android é o sistema operativo móvel com mais quota no mercado móvel, tendo batido a marca de mais de 400 milhões de equipamentos vendidos em todo o mundo e agora, recentemente, a marca de um milhão de activações de equipamentos por dia.

Apesar destes números representarem um excelente negócio para a Google e satisfação dos consumires, representam também uma enorme dor de cabeça para os consumidores, para a própria gigante das pesquisas e para as marcas que fabricam equipamentos Android.

A empresa Duo Security, conhecida por criar aplicações de autenticação seguras para dispositivos móveis, criou à menos de dois meses uma aplicação à qual lhe deram o nome de X-Ray (Raio X), que permite detectar vulnerabilidades em equipamentos com Android que possam permitir a aplicações maliciosas acessos privilegiados.

Desde o lançamento desta aplicação, a Duo Security já obteve resultados de mais de 20 mil equipamentos Android em todo o mundo, e as conclusões são graves. Mais de metade dos equipamentos estão vulneráveis a exploração por aplicações maliciosas ou hackers.

O facto das operadoras e das empresas demorarem meses ou anos a disponibilizarem actualizações a corrigirem falhas de segurança e outras falhas, levam a que cada vez mais o número de malwares para a plataforma Android cresça, ameaçando assim a segurança do utilizadores. Também o facto das operadoras mexerem no Android até à mais ínfima linha de código levam a que as correcções de falhas seja mais demorada ou muitas vezes esquecidas.

A mesma conclusão é tida pelo Jon Oberheide, Co-Fundador e CTO da Duo Security, concluindo que o atraso e a despreocupação das operadoras em disponibilizar actualizações, levando meses ou anos a o fazerem, faz com que o número de ataques por hackers ou aplicações maliciosas aumentem.

Dado a que o Android detém a maior quota do mercado móvel, torna-se o mais apetecível para a criação de aplicações maliciosas e de exploração de vulnerabilidades.

Apesar da Google ter confiança cega nos seus parceiros em manter os smartphones e tablets Android sempre actualizados, trata-se de uma confiança infeliz, pois proporciona que as operadoras e as empresas não tenham muito interesse em dar actualizações e quando o fazem, lançam-nas tarde.

Por outro lado a Apple, que detém o segundo lugar no mercado móvel, tem melhores politicas na questão de actualizações.

Apesar dos iDevices poderem ser comprados numa operadora, as actualizações são totalmente preparadas pela Apple e igualmente disponibilizadas Over-The-Air nos equipamentos de forma adequada.

 


Sistemas Operativos: Android 2.2+
Homepage: X-Ray

 

Façam já a verificação e digam se os vossos equipamentos estão vulneráveis.

Que politicas a Google deve tomar para que os parceiros lancem mais regularmente actualizações?

Exit mobile version