De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 76,8 por cento das ligações à Internet existentes em Portugal são de banda larga. Os dados surgem no inquérito sobre a utilização das TIC pelas Famílias 2007, revelado pelo iGOV.
Outro dos resultados deste estudo, que traça as tendências tecnológicas dos lares portugueses, revela que existem computadores em pelo menos 48,3 por cento das casas situadas em território nacional.
Estes dados revelam um crescimento médio anual de 42 por cento em relação a 2003 no que diz respeito à utilização de banda larga, enquanto que o crescimento médio anual de computador se encontra na ordem dos 7 pontos percentuais.
Em relação às áreas geográficas com maior taxa de penetração de banda larga Lisboa lidera, com 55 por cento, seguindo-se o Algarve e as regiões autónomas da Madeira e Açores. Lisboa e Algarve lideram também no que diz respeito à existência de computadores e ligações à Internet.
O computador é o meio mais utilizado para aceder à Internet, sendo o instrumento preferido por 84,4 por cento dos lares. Muito atrás encontra-se a percentagem dos lares que recorrem ao telemóvel para navegar: 36,8 por cento.
O estudo não deixou de focar os lares que não têm acesso à Internet e quais as razões porque não têm nenhuma ligação. Apesar de cerca de metade dos inquiridos ter respondido que não tem necessidade deste tipo de ligação, 46,3 por cento afirmaram que não tem uma ligação à Internet em casa por uma questão de custos de acesso.