Pplware

Mac App Store “crakada” com o “Kickback”!

A Apple lançou ontem uma importante ferramenta para o seu sistema operativo, a Mac App Store. Esta “loja” de aplicações vem adicionar ao Mac OS X uma importante funcionalidade na aquisição de aplicações, processo que é um sucesso no segmento de dispositivos mobile.

Não tardou até esta nova “ferramenta” ser “cracada”. Hackulous, a comunidade que tem vindo a “crakar” o DRM da Apple, desenvolveu um software, o  ‘Kickback’ para ultrapassar as protecções da Mac App Store. Além disso, a equipa está a trabalhar no “BitTorrent reversivo”, um sistema interessante – ‘Mobile Hunt’ – para fazer jailbreak aos dispositivos iOS que irá aumentar a distribuição e quantidade de aplicações Apple “cracadas” na Internet.

No passado, os proprietários de aplicações da App Store teriam de “crakar” o software usando algo como o Clutch e depois aplicar um patch, testar, reenviar e submeter para a Apptrakr para que aumentasse a base de dados e permitisse assim que outros a descarregassem.

Mas este novo sistema, Mobile Hunt, uma espécie de BitTorrent reverso, é um modo mais inteligente de utilizar uma rede existente de milhões de peers para disponibilizar uma solução para o estrangulamento e aumento de disponibilidade para a distribuição das aplicações para os dispositivos”.

Basicamente, o que acontece aquando da instalação desta solução é o aparecimento de um pequeno pop up que informa o utilizador que na eventualidade de possuir uma app que ainda não consta no Apptrakr, o software entretanto instalado encarregar-se-á de a introduzir numa fila de espera, em segundo plano, de forma a iniciar-se o upload de pequenos fragmentos para o serviço online até concluir o envio da totalidade dos dados. Naturalmente que esta operação carece da autorização do utilizador.

Ou seja, contrariamente ao que acontece com o protocolo BitTorrent, em que os utilizadores começam com um único ficheiro que se multiplica proporcionalmente de acordo com o número de utilizadores que estão também a descarregar/partilhar o torrent, o Mobile Hunt distingue-se por partir de centenas ou milhares de cópias da mesma aplicação e/ou fragmentos disponibilizados por diversos utilizadores que irão compor a cópia final na cloud. A cópia final, obtida pelos diversos uploads, será então disponibilizada no Apptrakr para que possa ser descarregada milhares ou milhões de vezes.

A Apple lançou ontem a Mac App Store, mas antes de ser lançada o Hackulous já havia quebrado a segurança com o novo software chamado ‘Kickback’, no entanto este software somente estará disponível no próximo mês de Fevereiro.

“Não queremos lançar tão cedo o Hackulous, pois seria um “golpe” imediato para a Mac App. Eu tenho algumas razões para não o disponibilizar já”, explica Dissident.

A maioria das aplicações que fará parte da Mac App store (numa primeira instância) será “decente” e controlada. A Apple não irá não colocar “lixo” na App Store no seu lançamento.

“Então, nós não iremos disponibilizar o “Kickback” até que a Mac App Store esteja em pleno funcionamento. Não queremos tirar o crédito aos programadores, nem desvalorizar as aplicações desenvolvidas por estes” conclui Dissident.

Estes será um capitulo interessante de se seguir, é uma luta que tende a crescer, tendo em conta os opositores. Será que a Apple conseguirá fechar e proteger os programadores que irão apostar na Mac App Store? Via [AppadviceTorrenFreak]

Artigos relacionados:

Exit mobile version