Pplware

Lumia 525 alterado corre Android 6.0 e não Windows Phone 8.1

O Lumia 525 é um popular smartphone com um ecrã de 4 polegadas, IPS ,com 800 x 480 píxeis de resolução. Vem com um processador Qualcomm Snapdragon S4, tem 1GB de RAM e 8GB de memória de armazenamento interna. A Microsoft lançou-o no início de 2014 com o sistema operativo Windows Phone 8.

Este equipamento, contudo, será dos que nunca irá ver a nova versão Windows 10 Mobile, ficando apenas na actualização Windows 8.1. Mas e se lhe metêssemos o Android 6.0.1?

É normal que os utilizadores desta máquina não tenham ficado satisfeitos por saber que o melhor dos sistemas operativos mobile da Microsoft nunca chegaria a este Lumia.

Poderá ter sido este o mote para um membro do fórum xda-developers , de seu nick banmeifyouwant, colocar um vídeo a mostrar que afinal o seu Nokia não corre o Windows Phone mas corre sim… o Android 6.0.1.

Pelo que foi dado a conhecer, o firmware UEFI e o software Windows Phone foram removidos e substituídos pelo software LK bootloader, recuperação personalizada TWRP e um port do CyanogenMod 13, que é uma versão personalizada do Android 6.0.

O autor diz-nos que à data de 19 de Agosto o som, o modem e o WiFi ainda não estão totalmente funcionais e existem ainda outros pequenos problemas. Contudo, o boot do Android parece estar a funcionar correctamente, o ecrã funciona e o ecrã táctil está também funcional.

 

Nokia Lumia 520 também poderá ser alterado

Banmeifyouwant referiu que o software poderá ser ajustado para funcionar também num Nokia Lumia 520, que basicamente é o mesmo telefone, mas com apenas 512MB de RAM em vez de 1GB. Teoricamente é possível carregar o sistema operativo Android noutros modelos Nokia e Microsoft Lumia, mas o software usado por ele apenas está preparado para funcionar no Lumia 520 e 525… para já!

A questão aqui está no desafio, até porque pelo preço que hoje temos nos dispositivos Android, o trabalho e a provável instabilidade não justificam… mais vale comprar um dispositivo Android de 80 euros.

 

Hacker News

Exit mobile version