A The Things Network é uma plataforma aberta com o objetivo de criar uma rede de comunicações direcionada para o segmento do IoT.
Apesar do protocolo Wi-Fi ser usado na maioria dos dispositivos da Internet of Things, a The Things Network usa um protocolo designado de LoRaWAN (tecnologia criada e mantida pela LoRa Alliance) que permite que os dispositivos “comuniquem” entre si e com a Internet sem que tenham suporte para redes 3G/4G ou Wi-Fi.
Depois de registarmos o Gateway vamos mostrar como criar uma Aplicação.
O Gateway Lora recebe os pacotes de dados em “bruto”. Esses pacotes incluem dados do transmissor, e nesse sentido é preciso descodificar e separar o que vem dentro do payload (informação contida no pacote). Para isso, dentro da plataforma The Things Network é preciso criar uma Aplicação.
Criar uma Aplicação na The Things Network
Para criar uma Aplicação devem, dentro do perfil da The Things Network, começar por aceder a Console.
Em seguida escolham a opção Applications
Selecionem a opção add application
…e preencham os seguintes dados…
- Application ID: Introduzir um identificador único para a vossa app (ex. ss-ipg)
- Description: Indicar uma pequena descrição
- Application EUI: Esta informação será fornecida pela própria plataforma
- Handler registration: Indiquem o Handler para a vossa aplicação (ex. ttn-handler-eu) Depois de carregar em criar aplicação, a mesma é criada na plataforma The Things Network.
Registar Device
Vamos agora registar um dispositivo. Para isso selecionamos a opção register device.
Indiquem a seguinte informação:
- Device ID: Identificador único para o dispositivo desta aplicação.
- Device EUI: Identificador único (hexadecimal) para identificar o dispositivo na rede. O device EU consiste num número com 8 bytes (é possível mudar posteriormente esta informação).
- App Key: A chave da app que será usada para realizar comunicações seguras entre o nosso dispositivo e a rede. Esta chave será auto-gerada.
- App EUI: Esta informação também é fornecida pela plataforma.
Em Settings devem mudar o Activation Method para ABP (Activation by Personalization).
Desta forma é criada a seguinte informação:
- Device Address
- Network Session Key
- App Session Key
Por fim, no menu Payload Formats escolham Custom e indiquem a função para descodificar a informação que vem dentro do payload.
Para terminar carreguem em save payload functions. E está feito. Num próximo artigo iremos programar o nosso Arduino de modo a enviar informação para o nosso gateway, que por sua vez enviará para a plataforma The Things Network.
Artigos criados no âmbito do mestrado em Computação Móvel do Politécnico Guarda.