Apareçam, o Pplware vai lá estar também!
A Maker Faire é o maior espetáculo de “mostra e conta” do mundo. É um local onde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e à celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local onde as pessoas nos mostram e partilham o que andam a fazer, aprendendo com essas experiências.
Há um ano atrás a primeira Mini Lisbon Maker Faire teve cerca de 100 projetos nacionais ligados ao movimento dos Makers e recebeu quase 10000 visitantes em pouco mais de dois dias.
Os Makers são de todas as idades e origens. Entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos com uma vertente prática. O objetivo da Maker Faire é fomentar o crescimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação.
A Maker Faire original foi organizada em San Mateo na Califórnia, e em 2014 celebrou o seu nono evento anual com mais de 1000 makers e 120.000 visitantes. A World Maker Faire New York, outro evento de renome, cresceu em três anos para mais de 500 makers e 55.000 visitantes. Detroit, Kansas City, Newcastle (GB), e Tóquio são também palco para Maker Faires (200+ makers), e Mini Maker Faires organizadas independentemente pela comunidade são hoje em dia levadas a cabo por todo o mundo.
Depois do sucesso em 2014, o SAPO, a CML e a Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva anunciaram recentemente a Lisbon Maker Faire 2015 que decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento.
Tal como também foi prometido, o evento deixa para trás o “Mini” (nunca o foi, na prática) e passa a ser uma das poucas e prestigiadas Featured (larger-scale faires produced in collaboration with Maker Faire) da Europa, juntamente com Roma, Berlim e Newcastle.
Via MakerFairLisbon