Dizem os números que o Windows 7 foi o sistema operativo mais atacado pelo ransomware Wanna Cry. Curiosamente, em vez dos utilizadores aproveitarem a oportunidade para migrar para o Windows 10, a verdade é que esta versão do Windows acabou até por ganhar quota de mercado. Quanto ao Linux a quota de adopção encontra-se atualmente abaixo dos 2%.
Os dados pertencem à NetMarketShare e revelam que, num momento em que o Windows 10 é a versão mais recente do sistema operativo para desktop da Microsoft, os utilizadores ainda dão preferência ao Windows 7.
Segundo os números, o Windows continua a liderar o segmento dos sistemas operativos para Desktop com 91,64%. O macOS tem uma taxa de 6,36% enquanto o Linux vê a sua quota de mercado abaixo dos 2%.
No que diz respeito às versões do Windows, a adopção do Windows 7 cresceu no mês de maio, tendo passado dos 48,50% para os 49,46%. Relativamente ao Windows 10, a quota de mercado está agora nos 26,78%. O Windows XP, apesar de ter tido uma quebra significativa, ainda tem uma quota de 5,66%.
Que se passa GNU/Linux?
O Linux tem atualmente uma quota de adopção abaixo dos 2%, o que é um resultado pouco positivo. Apesar de ser rei no segmento dos supercomputadores e no segmento mobile, uma vez que é a base do Android, o GNU/Linux perdeu agora terreno no segmento dos desktops e não há propriamente uma razão para o sucedido.