Está disponível na internet uma petição que tem como objectivo pressionar a FIFA a abrir uma página em português sobre o Mundial 2006. A ideia parte de um empresário de Vila Nova de Gaia.
Um empresário português, residente em Vila Nova de Gaia, pretende pressionar a FIFA a colocar na internet uma página sobre o Mundial 2006 em português. Para tal, colocou online uma petição que, até ao momento, está a ter um enorme sucesso, com mais de 14500 assinaturas.
Em declarações à TSF, Altino Torres, que acha que as pessoas de língua portuguesa têm de ter o mesmo tratamento do que as que falam inglês ou francês, afirmou que não esperava uma adesão tão grande à sua petição. No entanto, faz questão de afirmar que é preciso ter em conta que há cerca de 200 milhões de falantes de português no mundo. “Era já altura destas grandes instituições olharem para a língua portuguesa como olham para outras línguas ditas mais importantes, mas não necessariamente mais faladas”, explicou este empresário de 39 anos.
Altino Torres, cuja petição está no site Petition Online, já deu conta aos responsáveis do site da FIFA do que se está a passar. “Compete naturalmente à FIFA e aos seus responsáveis nesta área do multimédia pronunciarem-se. Os falantes da língua portuguesa devem sentir que têm o direito de entrar numa página sem terem que saber inglês e francês e terem o mesmo tratamento que os anglo-saxónicos”, concluiu.
Nesta competição vão participar três equipas de língua portuguesa – Brasil, Portugal e Angola. De salientar que esta selecção africana conseguiu, pela primeira vez, o acesso à fase final de um Mundial.