Pplware

Ligar o Ar Condicionado num elétrico tem muito impacto?

Num carro elétrico toda a gestão de energia é fundamental. O conforto dos passageiros é importante, mas será que o Ar Condicionado tem um forte impacto na autonomia da bateria? Saiba a resposta num teste realizado com o Tesla Model Y.


Ar condicionado ligado: perda de 8 km de autonomia por hora…

Esta é uma questão frequente. Será que os sistemas elétricos de um veículo têm grande impacto no consumo energético de um carro elétrico? Tendo em conta essa questão, o Clube Automóvel da Alemanha realizou um teste para saber quanto gasta afinal um sistema de Ar Condicionado num elétrico. Para tal usou um Model Y da Tesla.

De acordo com os resultados, com o Ar Condicionado ligado durante oito horas, o veículo elétrico gastou entre 1,3 a 1,5 kWh por hora para manter todo o habitáculo refrigerado (de acordo com a temperatura definida). De referir que o estudo foi realizado num “ambiente” controlado, com uma temperatura interna de 20 graus e externa a rondar os 35ºC.

Como referido, o teste foi feito com um o Model Y e a conclusão é que, com o ar condicionado ligado, houve uma perda de 8 quilómetros de autonomia por hora, ou seja, 2% da capacidade da bateria.

Mesmo após oito horas de uso contínuo do ar condicionado, com calor extremo, a autonomia do Model Y diminuiu em apenas 64 km, uma redução de 16% no nível da bateria.

Ao contrário dos veículos com motor a combustão interna, onde o compressor do ar condicionado é alimentado pelo motor, os EVs extraem energia diretamente da bateria.

Segundo o Clube Automóvel da Alemanha, no mesmo cenário, um veículo com motor de combustão usaria  1 a 1,5 litros de combustível por hora, dependendo do tamanho e tipo do motor. Isso é o equivalente a cerca de 10 a 15 kWh por hora, destacando a eficiência superior do EV quando se trata de um sistema de ar condicionado.

Exit mobile version