Sigbritt Löthberg, a idosa sueca de 75 anos que no ano passado foi notícia por ter a ligação de Internet residencial mais rápida do planeta, tirou partido da sua situação privilegiada da forma mais improvável.
Com uma ligação de 40Gbps instalada em sua casa, Sigbritt podia, por exemplo, descarregar um filme de alta definição em dois segundos ou ver simultaneamente 1,500 canais de televisão de alta definição.
No entanto, a septuagenária preferiu dar-lhe outro uso.
«Ela utilizou-a principalmente para secar a sua roupa», revelou à publicação “The Local” Hafsteinn Jonsson, o responsável pelas ligações de fibra da rede Karlstad Stadsnät. «Era bastante equipamento e ficava muito quente», explicou, citada pelo Ciberia.
Ainda segundo este site, a ligação foi instalada em casa de Sigbritt pelo seu filho, Peter Löthberg, um conhecido especialista sueco que trabalha na empresa de tecnologia Cisco. A técnica utilizada é simples, sem intermediários e com uma ligação directa entre dois routers, a uma distância de 2.000 quilómetros. O objectivo foi demonstrar a viabilidade técnica e comercial das ligações de alta velocidade de baixo custo através de longas distâncias.
Sigbritt, que após o final do projecto se teve de resignar com uma ligação de uns “míseros” 10Gbps, pode, no entanto, voltar a bater um novo recorde. «Estamos a pensar dar-lhe uma ligação de 100 gigabits por segundo no Verão», disse Jonsson. «Assim também poderá secar a roupa de todos os seus vizinhos».