Todo o mundo informático comenta este “incidente”, o Digg censurou um artigo para lá enviado. Mas o que tinha o raio do artigo?
Pois o artigo continha este código [09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0] que não faço a mínima ideia para que sirva. Segundo parece uma hacker lançou este código que ao que consta é a chave que quebra o sistema de criptografia do HD-DVD, aclamado sucessor do DVD, onde foram investidos milhões de dólares na sua segurança.
Bom já estão a ver a polémica, com tamanha pressão entre mãos, os administradores do portal retiraram o código do ar. Os visitantes não compreendendo a atitude castradora da informação, revoltaram-se e previram mesmo o fim do Digg. Claro que a forma move montanhas e foi de imediato disponibilizada uma nota do fundados Kevin Rose:
“Hoje foi um dia insano”, escreveu o Kavin. “Tivemos que tomar uma decisão, e, para evitar um cenário em que o Digg pudesse ser interrompido ou desactivado, decidimos obedecer e remover todas as notas com o código. Mas agora, depois de ver centenas de notas e milhares de comentários, vocês clarificaram tudo. Preferem cair a lutar do que curvar a uma empresa maior. Nós ouvimos, e jamais apagaremos textos ou comentários com o código e vamos enfrentar as consequências. Se perdermos, porra, pelo menos vamos morrer a tentar.”
Bom, a Internet é um canal de informação, diria mais, neste momento a Intenet é O canal de informação. Mas poderemos meter informação comprometedora? Poderemos usar este canal para destruir projectos? O que é a liberdade de expressão?