Está em curso uma verdadeira revolução no mundo dos browsers. A cada semana são trazidas a público novas versões dos principais browsers que estão no mercado. Para além das novas versões que são disponibilizadas, surgem ainda experiências que prometem revolucionar a forma como interagimos com os browsers.
Ainda no final da semana passada vos apresentámos a concretização de uma ideia que a Google tinha preconizado para os browsers. A eliminação da barra de endereço era uma ideia e começou a tomar forma. A Mozilla não quis ficar atrás e apresentou agora também uma experiência que leva o seu Firefox a seguir o mesmo caminho. É para isso que servirá a extensão LessChrome HD.
O conceito que a Mozilla seguiu com o LessChrome HD é identico ao que a Google implementou. A eliminação da barra de endereço permite-nos ganhar espaço útil no nosso computador e assim conseguirmos fazer um melhor uso do espaço que o browser nos oferece.
Esta extensão que hoje apresentamos, foi resultado de uma experiência que a Mozilla levou a cabo, a Home Dash, que pretendia mostrar um browser orientado para a navegação e não para a pesquisa de conteúdos. Da análise da aceitação que foi feita detectou-se que os utilizadores privilegiavam acima de tudo a minimização do espaço ocupado pelos diferentes menus do browser e a maximização do espaço para as páginas e os seus conteúdos.
A utilização do LessChrome HD é extremamente simples. Depois de instalarem a extensão ela fica imediatamente activa. Ao contrário do que acontecia nas versões do Firefox anteriores à 4, deixamos de ter de reiniciar o browser.
A partir dessa altura, sempre que abrirem um novo separador a barra de endereço será mostrada, mas ao terminar o carregamento da página esta desaparece e a ficam apenas com os separadores disponíveis.
Naturalmente que sempre que voltem a um separador que tenham aberto antes, a barra de endereço é mostrada para que se possam contextualizar e entender a que endereço estão a aceder. Da mesma forma, sempre que aproximarem o vosso rato do separador que estão actualmente a usar, a barra de endereço ser apresentada.
O vídeo abaixo mostra a forma simples de funcionamento do LessChrome HD e as ideias que estão associadas à sua implementação.
À semelhança do que foi já apresentado para o Chrome, a extensão LessChrome HD dá ao Firefox uma maior área útil de utilização do browser. Vão poder aproveitar mais uns pixeis nos netbooks PC’s com ecrãs mais pequenos. Para quem tem ecrãs maiores, o LessChrome HD permite terem uma interface mais polida e simplista.
O caminho dos browsers está a ser traçado de forma firme. Estão a ser ouvidos os utilizadores e as suas ideias estão lentamente a ser passadas à prática.
Estas pequenas alterações passaram a serem definitivas e a estar embebidas nos browsers dentro de pouco tempo, pelo que devemos adaptar-se a elas e entender a sua utilidade.
Artigos Relacionados: