Os softwares de actualização das marcas têm estado debaixo de uma avaliação muito apertada, depois de terem sido conhecidos os resultados dos testes que a Duo Security realizou.
A Lenovo, uma das visadas nesses testes, recomenda agora que a sua aplicação Accelerator seja removida dos PCs onde se encontra, por razões de segurança.
Foi há poucos dias que a Duo Security revelou os dados de um relatório, onde avaliou os softwares de actualizações das principais marcas de portáteis que estão no mercado. Os resultados não foram brilhantes e todas as marcas apresentaram pelo menos uma falha grave nessas suas aplicações, estando a maioria expostas a ataques MitM.
A Lenovo foi uma das visadas nesses testes e o seu software Accelerator foi um dos que apresentou problemas. A marca resolveu agora o problema com uma simples recomendação. Pede aos utilizadores que a removam das suas máquinas, eliminando assim o problema.
Lenovo recommends customers uninstall Lenovo Accelerator Application by going to the “Apps and Features” application in Windows 10, selecting Lenovo Accelerator Application and clicking on “Uninstall”.
Esta recomendação está pública e pode ser consultada no site da marca dedicado ao apoio dos utilizadores, com instruções precisas sobre como realizar a instalação.
A aplicação Accelerator foi criada para tornar mais rápido o arranque de outras aplicações da marca no Windows 10. A falha de segurança descoberta, mostrava que estava vulnerável a ataques MitM, sempre que consultava os servidores da Lenovo à procura de actualizações.
Esta foi a forma mais simples que a Lenovo encontrou para eliminar o problema. Em vez de corrigir a falha, optou por terminar o suporte à aplicação, recomendado a sua remoção imediata a todos os utilizadores.
Se tem um computador portátil da Lenovo com o Windows 10 então o mais certo é ter o Accelerator presente. Remova-o e fique livre de mais um problema de segurança.