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Lei de E-Label aprovada por Barack Obama

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

As regras de mercado são rígidas e os fabricantes têm pouca margem de manobra a esse respeito. Nos Estados Unidos os dispositivos são regulados por várias instâncias, inspeccionando assim a qualidade, segurança e aspectos vários relacionados com o mercado onde se inserem esses dispositivos.

A FCC, órgão regulador da área das telecomunicações e radiodifusão, obriga todos os fabricantes a colocar uma etiqueta de aprovação no exterior de dispositivos como rádios, smartphones, tablets, Wearables, entre outros.

Agora, esta regra foi alterada por aprovação do presidente Obama, chama-se agora lei de E-Label.

Mas afinal em que consiste esta lei E-Label?

Esta lei tem como objectivo tornar a vida dos vendedores de produtos electrónicos nos EUA mais fácil. Basicamente todos os fabricantes de dispositivos electrónicos nos EUA para poderem ver os seus produtos comercializados necessitam que os mesmos sejam aprovados pela FCC e que sejam gravados no seu exterior com uma etiqueta que evidencia essa aprovação.

No entanto, os dispositivos móveis como é o caso dos smartphones, tablets e Wearables principalmente têm cada vez menos espaço livre no seu exterior e além de que foi também reconhecido pelo Senado dos EUA que marcar os dispositivos no seu exterior se provou cada vez mais difícil e caro, o governo norte-americano aprovou em unanimidade a lei E-Label, que permite aos fabricantes mostrar o rótulo FCC digitalmente no ecrã dos dispositivos.

Esta lei foi lançada a debate em Julho deste mesmo ano, depois do FCC já permitir rótulos digitais em alguns casos como por exemplo em transmissores modulares e até mesmo em rádios definidos por software. Desta forma, esta quarta-feira o debate teve um fim e foi um final feliz pois esta lei foi aprovada e com certeza facilitará muito a vida dos fabricantes de equipamentos electrónicos nos EUA.

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