Pplware

Lançamento do Portal “juventude.gov.pt”

Lançamento do Portal “juventude.gov.pt” abarca todas as políticas públicas de  Juventude.

Foi hoje lançado pelo Sr. Secretário de Estado, Dr. Laurentino Dias e apresentado no Padrão dos Descobrimentos, o novo Portal da Juventude, numa cerimónia que contou com a presença dos demais dirigentes e representantes da Administração Pública e de Organizações da Sociedade Civil, cuja áreas de actuação se prendem directamente com a prossecução das políticas públicas para a área da Juventude.

O actual Portal da Juventude, criado em 2004, fruto de uma necessidade identificada de apresentar aos jovens soluções rápidas e simplificadas, em cujo acesso pode ser consultado a partir de qualquer ponto de acesso de Internet, tem vindo a crescer consideravelmente. Assim, os acessos ao Portal da Juventude subiram exponencialmente desde o seu lançamento, sendo que em 2009 o Portal registou 1.745.193 visitantes únicos, mais 322.433 que em 2008, o que representa um aumento significativo de 19%.

Estes visitantes visualizaram um total de 18.224.309 páginas informativas do antigo Portal, mais 5.989.104 páginas que no ano anterior, o que representou um aumento de 33% na informação pesquisada.


Desta forma, este novo Portal pretende abarcar transversalmente todos os Programas e Iniciativas direccionadas aos jovens e às associações de jovens, geridos por todos os organismos da Administração Pública, numa prespectiva de concentração de toda a informação útil e necessária aos jovens, num só espaço.

O novo “juventude.gov.pt” apresenta novas valências e vantagens funcionais como por exemplo estar dirigido ao utente e não à “lógica da Organização que gere determinado programa ou iniciativa” ou seja, a informação está pensada para ser apresentada à distância de “3 clicks”, podendo ser procurada por tema.

O novo Portal prevê a articulação com o cartão do cidadão, através de um leitor de “smart card”, o que permite directamente a autenticação e inscrição nos Programas e Iniciativas promovidos pelo Instituto Português da Juventude.

As principais áreas temáticas prendem-se com a divulgação das políticas de juventude nas áreas da Educação e Formação, Emprego e Empreendedorismo, Cidadania e Habitação, podendo a inscrição ou candidatura ser feita online através do preenchimento dos formulários digitais, acompanhados da respectiva legislação e informações complementares.

A concepção deste Portal baseou-se num estudo de usabilidade feito através de inquéritos online a mais de 1000 utilizadores inscritos no Portal, bem como em entrevistas presenciais. O Portal foi concebido por forma a os jovens poderem divulgar e partilhar a informação entre os amigos de forma “viral”, nomeadamente através de links directos para as suas próprias redes sociais.


Homepage: Portal da Juventude

Exit mobile version