Pplware

KuantoKusta – 11 anos a comparar o mercado

O mercado online está cada vez mais abrangente e as pessoas tendem a procurar na web o que querem comprar. Além da diversidade há igualmente a possibilidade de compararem os muitos preços, para o mesmo produto, que se praticam no comércio online.

O KuantoKusta é um dos serviço da Internet nacional que, pelo meio da comparação dos preços e da diversidade da oferta ajuda claramente as pessoas a pouparem quando compram melhor.

Mas o que valer hoje um serviço destes para milhões de pessoas?

Quisemos perceber, antes de mais, alguns aspectos basilares do serviço, até porque sem que as pessoas tomem consciência, este serviço é “endérmico” à própria Internet. Quem nunca pesquisou directa ou indirectamente pelas páginas do KuantoKusta?

Entrevistamos o fundador do serviço para conhecer de perto a realidade. Paulo Pimenta deixou-nos uma retrospectiva do caminho percorrido e algumas ideias para o futuro.

PPLWARE – Paulo, 11 anos é uma vida, principalmente no que toca à manutenção de um serviço na Internet em Portugal. Em poucas palavras, o que leva o KK ser um serviço de sucesso?

PAULO PIMENTA – Cada vez mais os consumidores procuram realizar compras conscientes e somos, por natureza, um povo que gosta de comparar preços e de conseguir a melhor opção de compra. Neste sentido, o KuantoKusta, ao agregar informação sobre determinado produto, vai permitir ao consumidor, que nesta consulta de preços, ao descobrir novos pontos de venda, possa poupar aproximadamente 30%.

A equação é simples, quem compra, fá-lo de forma informada e ponderada, com a certeza que viu várias alternativas e não apenas uma loja. A isto, o crescimento do comércio electrónico também ajuda a que o KuantoKusta seja um serviço de sucesso. Os portugueses estão cada vez mais adeptos às compras online, estamos a falar que um terço da população portuguesa, ou seja 3 milhões de portugueses, compra através deste canal, o online, o que denota que o comércio electrónico está aqui para ficar e evoluir!

Para termos um ideia, as previsões referem que em dois anos será um canal de venda com bastante adesão, podendo ser mesmo em breve o maior canal de compras.

PW – Mas então sentes que ainda há mercado para crescer em Portugal?

PP – Com o crescimento do comércio electrónico e com os novos hábitos de consumo, ainda não é um hábito incutido das rotinas da maioria dos portugueses, isso permite-nos ter uma ideia clara que há muito ainda no mercado luso para explorar. Há imensas áreas no mercado nacional que estão mal servidas, com os “serviços tradicionais, seculares” e por isso estamos atentos às exigências dos nossos utilizadores.

PW – Sabemos que o KuantoKusta é hoje uma referência em Portugal, mas e fora de portas?

PP – O KuantoKusta é líder na comparação de preços em Portugal e o seu foco principal será sempre o mercado português, no entanto, e de uma forma espontânea e orgânica, expandimos para Espanha em 2007 com o KuantoKuesta.es. Inicialmente a versão do KuantoKusta no país vizinho seria apenas para a realização de testes antes da implementação no nosso país, mas a boa aceitação do KuantoKuesta fez com que com o tempo trabalhássemos de forma mais rigorosa na versão espanhola e contamos agora, desde o final do ano passado, com um representante para a versão espanhola.

 

PW – Há apoios para este tipo de empresas em Portugal

PP – Existe alguns apoios em termos de investimento por parte de fundos europeus, nacionais e privados, mas é algo que nunca tivemos necessidade e não quisemos fazer, preferimos crescer de forma orgânica e com total liberdade de decisão.

 

PW – Quantas pessoas fazem hoje parte da equipa?

PP – 28 pessoas, o que representa um crescimento de 75% face ao ano passado.

 

PW – Quantas horas dedicas ao projecto diariamente?

PP – Neste momento dedico umas 8 a 9 horas por dia, num horário muito semelhante ao resto da equipa, já consigo ter um horário mais leve devido a termos uma equipa muito bem organizar e que conhece as prioridades. Depois, no final do dia, dedico aproximadamente 2 horas para enriquecer o meu conhecimento pessoal (ler livros, blogs ou news) sobre a minha área e o mundo dos negócios em geral.

 

PW – Passaram 11 anos, o que esperas para os próximos 11?

PP – Os próximos passos passam por abrir novas categorias, continuar a melhorar a qualidade do nosso serviço e aumentar as opções e a qualidade das lojas presentes no nosso site. É também muito importante continuarmos a estar presentes em todos os dispositivos que os nossos utilizadores usam e apostarmos em apps, sites mobile, e quem sabe mais tarde nas TV e carros “inteligentes”.

 

Em resumo…

Em dia de aniversário, estar ao serviço da comunidade com um serviço que traz vantagens ao consumidor e ao vendedor, é hoje um desafio enorme. O PPLWARE deseja os parabéns ao KuantoKusta pelos 11 anos de serviço.

Exit mobile version